A equipe do 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM) desarticulou um grupo que vinha atuando no furto e receptação de animais de corte no interior do estado. Na operação deflagrada neste sábado (29), em Tobias Barreto, foram presos Leonardo de Jesus Silva, Almir Rogério Menezes, José Anderson Souza Santos, o “Ansinho”, e Vantuires Leodoro dos Santos. Eles foram autuados em flagrante por furto qualificado e tiveram as prisões convertidas em preventiva durante audiência de custódia.
O furto de duas vacas e dois bezerros de um sítio na zona rural de Tobias Barreto foi o ponto de partida da ação que resultou na captura do grupo. De acordo com policiais, o crime aconteceu na madrugada da sexta-feira (28) e a partir da denúncia recebida, eles passaram a realizar buscas na região. Durante rondas na rodovia estadual Antônio Carlos Valadares, a equipe do 11º BPM encontrou Leonardo e Vantuires, que estavam de posse dos quatro animais furtados.
Na sequência da operação, os militares chegaram aos locais de abate dos animais, aos atravessadores e receptadores. Nas buscas realizadas foram recuperados 18 reses e apreendido um caminhão boiadeiro. Pelo que ficou esclarecido, o grupo vinha atuando em várias cidades do interior, a exemplo de Tobias Barreto, Itabaianinha, Campo do Brito e Itabaiana.
De acordo com o depoimento dos suspeitos, José Anderson atuava como articulador dos furtos e receptador da maioria dos animais. Na propriedade do acusado foram encontrados 14 animais furtados e mais de R$ 26,4 mil. Já Leonardo e Vantuires eram os responsáveis por executar os furtos, enquanto Almir ficava encarregado de receber o gado para depois repassar para José Anderson e outros receptadores.
*Com informações PM