A Polícia Militar de Sergipe apresentou na manhã desta sexta-feira (11), no auditório do Quartel do Comando Geral, o Plano de Segurança para o Réveillon 2016 da Orla da Atalaia, Orla Pôr do Sol e área metropolitana de Aracaju. O esquema envolve cerca de 700 policiais militares, sendo 350 por turno, distribuídos em três setores, para melhor atender às demandas de segurança da população. O planejamento na capital visa atender à solicitação da Prefeitura de Aracaju, organizadora e patrocinadora dos eventos festivos.
A execução do planejamento de segurança garante a presença do policiamento ostensivo desde o início do bairro Coroa do Meio até o Mosqueiro, na zona de expansão sul da capital. Sob o comando do tenente-coronel Chaves, que está à frente do 1º Batalhão de Polícia Comunitária (1º BPCom), o esquema contará com as modalidades de policiamento a pé e motorizado, com viaturas e motocicletas, bem como empregará a cavalaria e o ciclopatrulhamento, para reforçar o patrulhamento em toda a extensão da Orla da Atalaia, inclusive na areia da praia.
Os trabalhos começam logo cedo, às 15h da quinta-feira, 31, com as equipes da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRv) orientando o trânsito da capital, em apoio aos agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Serão dez pontos de apoio nas vias urbanas e nas rodovias Melício Machado e José Sarney, que dão acesso às festas de final de ano em Aracaju.
Entre as 4h e às 10h da manhã da sexta-feira, dia 1º, as viaturas do 1º Batalhão da PM, Ações de Policiamento Localizado (Apolo) e Batalhão de Radiopatrulha intensificam as rondas no entorno dos locais de festa, fazendo uma varredura pelas vias paralelas, estacionamentos e pontos de ônibus, no intuito de prevenir ocorrências no retorno dos cidadãos às suas casas.
De acordo com o major Melo, responsável pelo planejamento de eventos do CPMC, a Polícia Militar está se esforçando ao máximo para assegurar o sucesso das festividades e a tranquilidade de todos os cidadãos. “O esquema de segurança contempla não só os que vão às festividades, mas existe uma preocupação da Corporação em manter o policiamento ordinário, proteger as residências e os estabelecimentos situados nesse perímetro, como é o caso de chácaras, hotéis e espaços públicos. Este ano, pela primeira vez, disponibilizaremos 26 bases móveis, distribuídas em três setores, cada uma delas com oito policiais militares, localizadas em pontos estratégicos para atender tais necessidades de segurança”, ressaltou Melo.
Outra novidade será a instalação de um moderno posto de comando da Polícia Militar, que funcionará em um ônibus especial equipado com câmeras de longo e médio alcance, que permitirão o acompanhamento, em tempo real, das festividades e do entorno dos eventos. Vale destacar que toda a extensão do palco da Orla da Atalaia, desde o prolongamento da rua Clóvis Rollemberg até a rua Dr. Bráulio Costa, será de atuação da Guarda Municipal de Aracaju, que montará um esquema próprio de segurança para esta área.
Durante a explanação, o major Melo pontuou outras festividades de fim de ano da Grande Aracaju que terão o efetivo reforçado. Na Barra dos Coqueiros, fora o policiamento ordinário, a PM empregará 16 policiais no Réveillon da praia da Atalaia Nova; na praia da Caueira, em Itaporanga D’Ajuda, serão 23 policiais a mais em relação ao policiamento de rotina; e na Festa do Bom Jesus dos Navegantes, celebrada no dia 1º, na avenida Beira Mar, área de atuação do 8º Batalhão da PM, em Aracaju, a corporação incrementará o efetivo com 50 policiais militares. Vale destacar que o policiamento ordinário da capital e dos municípios sergipanos não sofrerá alteração durante a realização dos festivos de Ano Novo.
Fonte: PM/SE