Da redação, AJN1
Horas depois de ser preso em flagrante por furto qualificado e conseguir a liberdade durante audiência de custódia, Rafael Santana Felizola Soares, o “Homem-Aranha”, 27, voltou a ser preso ao assaltar um policial militar que estava no ônibus que faz a linha Fernando Collor/DIA. O fato aconteceu neste sábado (22) na avenida Barão de Maruim, nas imediações da praça Camerino. Com Rafael foi apreendido uma faca peixeira.
O acusado ganhou o apelido de “Homem-Aranha” devido sua habilidade em escalar e arrombar estabelecimentos comerciais no Centro de Aracaju. Na madrugada desta sexta-feira (21), ele foi preso pela equipe do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), quando estava no telhado de uma loja da rua Lagarto, local que segundo o proprietário já teria arrombado outras três vezes.
Em poder de Rafael foram recuperados três rádios transmissores HT, uma antena interna, um aparelho de DVD portátil, um conjunto de caixas de som para computador e celular, um retrovisor de moto e uma mochila preta. O acusado foi autuado em flagrante por furto qualificado, mas ao ser submetido a audiência de custódia o juízo plantonista entendeu que não havia a necessidade em manter a sua prisão. Com isso, ele foi solto mediante o compromisso de comparecer ao fórum no último dia útil de cada mês.
A oportunidade dada pelo judiciário parece ter gerado uma sensação de impunidade em Rafael, que voltou a delinquir 24 h depois de ser colocado em liberdade. Desta feita, ele foi praticar assaltos no transporte coletivo na capital. Armado com uma faca, o acusado rendeu o passageiro do ônibus que faz a linha Fernando Collor/DIA. Sem saber que se tratava de um militar, ele ameaçou a vítima de morte e recolheu o aparelho celular e a carteira porta-cédulas contendo dinheiro e documentos.
No momento em que desembarcava do ônibus, Rafael acabou detido pelo policial, que contou com o auxílio de populares para imobilizá-lo. O acusado foi encaminhado à Delegacia Plantonista (Deplan) onde foi autuado em flagrante, desta feita por roubo majorado. A expectativa é que desta vez ele permaneça preso.