Cinquenta celulares foram devolvidos aos seus proprietários na manhã desta quinta-feira (26), pela Delegacia de Turismo. Os aparelhos foram apreendidos pela Polícia Civil durante a primeira fase do Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares.
O Protocolo é fruto de um termo de adesão assinado em setembro deste ano entre o secretário de Segurança Pública de Sergipe, João Eloy, e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O objetivo é reduzir os prejuízos causados às vítimas de roubos e furtos de aparelhos celulares.
Coordenado pelo MJSP, o Protocolo Nacional busca fortalecer as investigações de roubos e furtos de celulares, promover a recuperação dos aparelhos e responsabilizar criminalmente os envolvidos em receptação. Durante a primeira fase em Sergipe, 160 pessoas foram convocadas a prestar esclarecimentos sobre a origem de seus aparelhos.
Mariele Santos, uma das vítimas, teve seu celular roubado há quatro meses enquanto viajava de transporte público na zona Norte da capital. Ela relatou: “Quando fiz o boletim de ocorrência, o delegado me explicou os procedimentos para tentar recuperar o número. Não esperava reaver meu celular, pois era um presente de meu filho. Graças ao trabalho da polícia, consegui tê-lo de volta”, contou.
O projeto continuará nas próximas fases em 2025. “Hoje estamos devolvendo cerca de 50 aparelhos, não apenas para vítimas da capital, mas também de todo o estado de Sergipe e de outros estados. Esperamos que essas ações sigam em 2025, com um intercâmbio de tecnologias e conhecimentos de instituições parceiras, para recuperar cada vez mais celulares”, afirmou a delegada.
No Brasil, a ação levou mais de 2,6 mil pessoas em 11 estados a entregarem espontaneamente os celulares furtados ou roubados à Polícia Civil. Entre novembro e a primeira quinzena de dezembro de 2024, 2.606 aparelhos foram recuperados e estão sendo devolvidos aos seus donos.
Os estados participantes do Protocolo incluem Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.
*Com informações Ascom SSP