Da redação, AJN1
Equipes das polícias Civil e Militar realizam desde o início da manhã de hoje (31), a operação Levítico, que visa cumprir dezenas de mandados de prisão e busca e apreensão que tem como alvos suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas nos bairros São Carlos, Jardim Centenário, Bugio e Olaria, em Aracaju. Até o momento sete pessoas foram presas, sendo uma em flagrante e seis por determinação da Justiça. Além disso, outros três investigados teriam reagido a abordagem e acabaram mortos em confronto com os policiais.
A ação também busca reduzir os índices de homicídios nesses bairros, pois, segundo levantamentos da polícia, o tráfico de drogas tem sido o principal motivador dos assassinatos. A operação é resultado de uma investigação do Departamento de Narcóticos (Denarc), com o apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), que teve início no final do ano passado.
Nos levantamentos realizados pela polícia ficou esclarecido que homicídios ocorridos em bairros da capital tinham relação com tráfico de entorpecentes. Com o avanço das investigações duas organizações criminosas foram identificadas e se verificou que a disputa territorial por pontos de vendas de drogas era o pano de fundo para as mortes, gerando uma onda de insegurança e medo na população.
A operação Levítico ainda está em andamento. Ela envolve cerca de 100 policiais civis e militares. Participam da ação as equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Coordenadoria da Polícia Civil do Interior (Copci), do Grupamento Tático de Motos (Getam), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e o Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), Comando de Policiamento Militar Especializado (CPME), e do Grupamento Tático Aéreo (GTA).
A Secretaria da Segurança Pública irá detalhar para a imprensa todo o processo investigativo e quais os principais alvos dos cumprimentos das decisões judiciais.
Nome da Operação
Levítico é o terceiro livro da Bíblia e conta a história de Aarão e seus filhos, que são lavados, ungidos, vestidos e consagrados em preparação para servir a Israel no ofício de sacerdote. O Senhor envia fogo do céu para consumir o sacrifício que Aarão oferece como expiação por si mesmo e por Israel. Nadabe e Abiú, dois dos filhos de Aarão, oferecem sacrifícios indevidamente e o Senhor os destrói com fogo.
O nome da operação faz referência aos investigados e a importância de as forças de segurança pública tirá-los da região onde eles vêm produzindo atos ilícitos e violentos, assustando a comunidade local. A população também pode denunciar os autores desses crimes repassando informações à polícia por meio do Disque-Denúncia, no telefone 181. O sigilo é garantido.
*Com informações SSP