Da redação, AJN1
A Polícia Civil, por meio do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), desarticulou ontem (17), uma associação criminosa envolvida com roubo de cargas interestadual. A ação ocorreu no município de Itaporanga D'Ajuda, sob o comando do delegado Dernival Eloy.
Durante o cerco policial, foram presos Adriano de Jesus Lima, líder do grupo; Ítalo Alves de Oliveira, conhecido como "Neguinho"; José Carlos Silva; e Roniclay Fonseca Santos, mais conhecido por "Keu". Eles foram presos no momento em que operacionalizavam e planejavam mais um roubo de carga.
"A reunião, feita em um posto de combustível em Itaporanga, foi frustrada com a chegada dos policiais. Lá, eles planejavam roubar um caminhoneiro quando ele parasse para descansar no posto. Há indícios de envolvimento do grupo com assaltos no estado de Pernambuco e Sergipe", detalha o delegado Dernival.
Com o bando, ainda foram apreendidos dois aparelhos bloqueadores de sinal de comunicação de 14 antenas, utilizado para interceptar sinal de aparelhos celulares, GPS, tecnologias 3G e 4G. Além deles, foi encontrado um utensílio para cortar vidro, que provavelmente seria utilizado no caminhão; uma motocicleta Honda CG 150, placa HZZ 9281; um automóvel corsa preto, de placa IAC 6497; e um aparelho celular com registro de conversas feitas em um aplicativo em que eram acertados os detalhes do plano.
Segundo o delegado, o líder do grupo tem três mandados de prisão em aberto, dos quais dois foram emitidos pela justiça sergipana, e um por Pernambuco. Todos referem-se a roubo de cargas. A polícia acredita no envolvimento do quarteto com dezenas de assaltos a caminhões no Nordeste, em que não havia indícios da autoria dos crimes.