Por Joângelo Custódio e Rafael Heleno
No início da noite desta quinta-feira (16), dois policiais miliares, um Cabo e um Sargento, identificados como José Augusto e Elias, respectivamente, trocaram tiros nas proximidades de um supermercado, no bairro Santos Dumont, zona Norte de Aracaju.
Durante o confronto, iniciado, segundo populares, por discussão no trânsito, ambos saíram feridos e uma das balas atingiu, de raspão, uma criança que passava pelo local.
Baleado na altura do abdômen, o cabo José Augusto foi socorrido em estado grave por colegas de farda do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam) e foi levado para o Hospital Governador João Alves Filho (HGJAF). Com quadro clínico considerado grave, o alvejado foi submetido a uma intervenção cirúrgica.
Também em estado grave, o Sargento Elias foi ferido no tórax. O militar foi amparado por outros taxistas em seu próprio carro, sendo levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva. No entanto, devido à complexidade do caso, foi transferido para o maior hospital público de Sergipe.
Já a criança foi levada à Unidade de Pronto Atendimento Nestor Piva, e segundo o hospital, foi liberada e passa bem. “Queremos esclarecer o fato para saber quem estava errado, mas, primeiro, zelamos pela saúde deles”, disse Vitor, Cabo da PMA.
Confronto
Informações preliminares, baseadas no relato de testemunhas, indicam que o sargento Elias estaria em uma praça, próximo ao supermercado, trabalhando num táxi-lotação Chevrolet Corsa Classic, cor branca, quando presenciou um colega taxista ter um desentendimento com o condutor de um veículo Toyota Corolla, cor prata.
O motorista seria o Cabo José Augusto. As testemunhas disseram que o sargento se aproximou para tirar satisfação, saindo em defesa do amigo, quando os dois iniciaram uma discussão, com ambos sacando a arma de fogo e dando início ao confronto. José Augusto ficou bastante ferido, sendo socorrido por colegas de farda, enquanto colegas taxistas ampararam o sargento em seu próprio carro. Um homem que estava passando de moto foi baleado na perna.
Os dois policiais foram levados para a ala vermelha do Hospital João Alves, segundo o comandante do policiamento da Capital, tenente-coronel Vivaldi Cabral. “Nós tivemos a informação de que dois policiais trocaram tiros entre si, em razão de uma briga de trânsito. Essas informações obviamente iremos levantar de maneira mais detalhada. Inclusive, o quadro de saúde deles é grave, estamos acompanhando o desfecho”, disse o oficial, confirmado a informação de que outras pessoas foram baleadas.