Da redação, AJN1
Cerca de 160 homens das polícias Civil e Militar foram mobilizados na manhã de hoje (23) para cumprir 16 mandados de busca e apreensão na cidade de Umbaúba. Os alvos da operação, denominada de “Themis”, são endereços de nove suspeitos de integrar grupos criminosos que atuam no tráfico de drogas e posse ou porte ilegal de armas. Durante o cumprimento das ordens judiciais, quatro homens reagiram as abordagens e acabaram mortos na troca de tiros com os policiais. Um homem foi preso em flagrante por tráfico e quatro armas foram apreendidas.
O delegado de Umbaúba Gustavo Mendes, explicou que a ação é resultado de três meses de investigações que começaram a partir de denúncias encaminhadas à polícia. “O objetivo é o de identificar e qualificar pessoas que constituíam organização criminosa de tráfico de drogas e de posse ou porte ilegal de arma de fogo. A investigação teve início a partir de disques-denúncias recebidos de julho até dezembro. Foi feito um filtro e identificou-se que se tratava das mesmas pessoas”, ressaltou.
A operação envolveu as equipes das delegacias de Estância, Lagarto, Riachão do Dantas, Cristinápolis, Propriá, Siriri, Poço Verde; Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci); Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core); Companhia Independente de Policiamento com Cães (Cipcães) e Companhia Independente de Operações em Área de Caatinga (Ciopac).
A ação foi batizada de Themis em uma referência a deusa grega da Justiça.
*Com informações SSP
*Matéria atualizada às 10h30 para acréscimo de informações