As Polícias Federal e Rodoviária Federal iniciaram nas primeiras horas desta terça-feira (15), a Operação “Subida da Torre”. O objetivo é coibir os crimes de roubo majorado, receptação qualificada e associação criminosa armada.
Durante quatro meses de investigação, detectou-se a prática de vários roubos de cargas na BR-101, na divisa entre os estados de Sergipe e Bahia, cujo prejuízo com a subtração das mercadorias ultrapassa a cifra de R$ 1 milhão.
Segundo investigação, a ação dos intermediários da associação consistia em transportar, esconder e negociar a carga roubada; já a dos receptadores, comprar as mercadorias provenientes dos crimes para revender em seus estabelecimentos comerciais.
Na ponta do esquema, a existência de um braço armado, o qual era responsável pela abordagem dos caminhoneiros e pelo anúncio dos assaltos, que normalmente acontecia no Km 20 da BR-101, conhecido como ‘subida da torre’.
Mais de 130 policiais das duas instituições federais cumpriram 39 ordens judiciais expedidas pelo juízo de Direito da Comarca de Cristinápolis, sendo 20 mandados de busca e apreensão e 19 mandados de prisão temporária, nas cidades sergipanas de Itabaiana, Tobias Barreto, Cristinápolis e Rio Real, na Bahia.
Segundo a polícia, nesse ano foram realizados 40 assaltos.