Da redação, AJN1
Acusado de invadir e praticar furtos em dezenas de imóveis de condomínio de alto padrão na zona de expansão de Aracaju, Moisés Carneiro Sacramento, o “Joalheiro”, 42, foi preso pela equipe do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri). Ele estava com preventiva decretada pela justiça e foi localizado na cidade baiana de Milagres. Levantamentos apontam que o suspeito vinha agindo na capital há mais de quatro anos.
Moisés Carneiro era alvo de investigações que estavam em andamento no Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope); Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol); Delegacia Especial de Turismo (Detur); e 4ª Delegacia Metropolitana. Nas invasões e furtos que executou, o acusado agiu praticamente sem deixar rastros. Ele evitava bagunçar o imóvel e sempre teve como alvo joias e dinheiro. Conseguindo sempre fugir passando pelas cercas elétricas, sem despertar a atenção de moradores.
Sempre que vinha agir na capital, o acusado alugava um imóvel, que servia para armazenamento do material furtado. No ano passado, a equipe do Depatri recebeu algumas queixas de furtos e também passou a investigar a ação do acusado. Em uma das ações praticadas, Moisés Carneiro acabou flagrado por uma câmera de segurança. A imagem foi analisada e se chegou a identificação do suspeito, que já esteve preso na Bahia pelo mesmo crime.
Nos levantamentos realizados pelo Departamento se chegou ao último endereço em Aracaju e ficou constatado, que após a divulgação da imagem do furto na imprensa, Moisés Carneiro foi embora, deixando para trás todos os pertences. O local passou a ser monitorado e nesta quinta-feira (19), uma pessoa esteve no endereço para fazer o resgate dos objetos. O veículo que fez o transporte foi acompanhado e ao realizar a entrega do material em um imóvel na cidade de Milagres (BA), a equipe do Depatri prendeu Moisés Carneiro. O acusado confessou a autoria dos furtos em Aracaju e que revendia o material furtado em vendido de imediato a receptadores de várias cidades.