Da redação, AJN1
Acusado de participar do arrastão durante uma missa na igreja São Mateus, no bairro Aruana, na zona de expansão de Aracaju, o ex-presidiário Ivanildo Machado, o “Fofão”, foi preso na manhã desta quinta-feira (11), durante uma ação conjunta das equipes da Delegacia de Roubos e Furtos (Derof) e do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM). O ex-presidiário, que é o terceiro envolvido no crime, estava escondido na casa de uma amiga no bairro Santa Maria. Ele é apontado como assaltante que fica na entrada do templo, dando cobertura aos dois comparsas.
Na madrugada de ontem (10), um adolescente de 17 anos, que também participou do arrastão, foi apreendido em uma ocupação na cidade de Pirambu. Outro envolvido no crime, Jorge Luiz Xavier da Silva, o “Pintinho”, 19, foi preso na semana passada na residência de familiares no conjunto Padre Pedro, em Aracaju.
Relembre o caso
O assalto à igreja aconteceu às 8h48 do dia 30 de abril. Nas imagens das imagens das câmeras de segurança da igreja é possível observar o trio saindo do matagal e rumando em direção ao templo. O primeiro a ser rendido é um homem que está na porta da igreja. Ele é abordado por Ivanildo, que permanece no local dando cobertura e observando a movimentação da rua. Coube ao adolescente, que usa uma camisa azul e um boné preto, invadir a igreja na companhia de Jorge, que está com uma arma em punho.
Indiferentes a celebração que está em andamento, Jorge rende as vítimas e faz ameaças apontando a arma para elas, enquanto o adolescente, que está de posse de uma mochila, recolhe aparelhos celulares, dinheiro e objetos pessoais dos fiéis. Após o roubo, o trio foge em direção ao mesmo matagal por onde chegaram. Na versão dos acusados, o material roubado foi vendido em uma feira de usados que funciona na localidade.