ARACAJU/SE, 31 de outubro de 2024 , 10:29:40

logoajn1

Preso vereador de Socorro suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas

 

Da redação, AJN1

Equipes do Departamento de Narcóticos (Denarc), em conjunto com o Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), realizaram na manhã desta terça-feira (27), a operação “Corpo Fechado”, que teve como foco o cumprimento de três mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão relacionados a suspeitos de envolvimento no tráfico de drogas e possivelmente em assassinatos. Foram presos o vereador de Nossa Senhora do Socorro, José Hilton Veira dos Santos, o “Zé Ailton”; Adriano dos Santos, o “Maicon”; e o segurança do vereador, Adriano Batista da Silva. As prisões ocorreram na região de Socorro e no bairro Jabotiana, em Aracaju. Os mandados de busca também foram cumpridos.

Segundo o diretor do Denarc, delegado Osvaldo Resende, desde 2015 a Polícia Civil recebeu, através do número 181, onze denúncias indicando o envolvimento do vereador com uma associação criminosa armada e que financia o tráfico de drogas na capital e Grande Aracaju. No andamento das investigações a polícia encontrou dificuldade para obter provas contundentes que confirmassem a participação do acusado no esquema.

No entanto, no início do mês passado, depois de uma informação passada aos investigadores, a equipe do Denarc chegou  até um imóvel no conjunto Jardim, em Socorro, que serviria de depósito para um carregamento de drogas. No local, os policiais apreenderam cerca de 10 kg de maconha, uma espingarda calibre 12 e várias munições.

A perícia realizada pela equipe do Instituto de Criminalística, através dos papiloscopistas, em um Fusion apreendido, que era utilizado pelo vereador, foi determinante para se fechar o elo entre as drogas e o acusado. Na representação enviada ao Poder Judiciário, a polícia explicou que possuía fortes indícios e materialidade da prática de lavagem de dinheiro realizada pela associação criminosa, para conferir aparência lícita ao lucro obtido com o tráfico de entorpecentes.

Informações passadas pelo Denarc indicam que, recentemente, 36 motos e carros de luxo foram detectados em nomes de parentes e pessoas próximas de do vereador. Entre os veículos, estão Pajero, Renault Fluence, Versa, Astra e diversas motocicletas novas. José Hilton foi preso em casa no conjunto Jardim, onde também foram cumpridos mandados de busca no local e em imóveis próximos. Adriano dos Santos também foi preso na localidade, enquanto Adriano Batista foi detido em Aracaju.

O vereador é condenado a três anos de reclusão em decorrência de uma prisão ocorrida na madrugada do dia 2 de dezembro de 2014, quando foi flagrado portando uma pistola calibre ponto 40, de uso restrito das forças de segurança. Na época, ele também foi autuado pelo crime de receptação, pois o veículo no qual estava possuía restrição de roubo. Além disso, o acusado estava de posse do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) falsificado.

O delegado Osvaldo Resende disse que a participação do DHPP na operação decorre da troca de informações entre os Departamentos, pois existe a suspeita do envolvimento do vereador em homicídios registrados na capital e em Nossa Senhora do Socorro. Nesta terça-feira, os presos serão interrogados.

Você pode querer ler também