ARACAJU/SE, 5 de novembro de 2024 , 13:39:31

logoajn1

Site da Secretaria de Segurança Pública é atacado por hackers

Por Pedro Ivo Faro

 

O site oficial da Secretaria de Segurança Pública (SSP) está fora do ar desde a noite da última quinta-feira (5). O endereço http://www.ssp.se.gov.br/ estava indisponível (com a mensagem na tela de “não é possível acessar este site”), e o motivo foi um só: a invasão de hackers.

 

Quem tentou acessar a página da secretaria assim que a ação de vandalismo digital aconteceu se deparou com uma página totalmente diferente da habitual da SSP, com uma aparência bastante estranha e uma música eletrônica tocando ao fundo. O ataque cibernético já teve autoria, e foi de um grupo intitulado “Yunkers Crew”. Os vândalos, inclusive, comemoraram a ação em uma rede social.

 

Sobre o ataque, a SSP informou, em nota, que “assim que a equipe técnica do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Instituição tomou conhecimento do ataque sofrido, adotou as providências necessárias para o restabelecimento do site”.

 

Medidas

 

A assessoria também informou que a página ficar fora do ar foi uma medida para resolver o problema. “Uma das medidas de segurança adotadas pelas equipes foi a abertura de uma auditoria completa no servidor onde o site está hospedado. Por conta disso, as páginas da SSP ainda estão fora do ar”. Também foi informado que o servidor invadido hospeda apenas páginas da internet, sem prejuízo a informações policiais ou às informações on-line da SSP, como Delegacia Interativa, atestado de bons antecedentes e Disque-Denúncia. Segundo a secretaria, todos estes dados são armazenados em outro servidor que não foi afetado.

 

Quanto à invasão, medidas para com os criminosos cibernéticos já estão sendo tomadas. O delegado-geral da Polícia Civil, Alessandro Vieira, determinou que fosse aberto um inquérito para averiguar as causas e identificar possíveis autores do crime. A investigação ficará a cargo da Delegacia Especial de Repressão a Crimes Cibernéticos.

Você pode querer ler também