Da redação, AJN1
Suspeito de integrar um grupo criminoso envolvido em vários homicídios registrados na capital e em Nossa Senhora do Socorro, Isaac do Espirito Santo Araújo, 23, foi morto em uma troca de tiros com a polícia na invasão do Rio do Sal. O confronto aconteceu na manhã desta quarta-feira (5), durante uma operação conjunta das equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e o Departamento de Narcóticos (Denarc), com o apoio do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb).
De acordo com a delegada Luciana Pereira, do DHPP, as investigação começaram a partir do assassinato de José Cleberton dos Santos, o “Guego”, ocorrida no dia 16 de janeiro na rua Rio do Sal, em Nossa Senhora do Socorro. “José Cleberton fazia parte desse grupo criminoso. Era uma associação criminosa que tinha por finalidade o tráfico de drogas e, consequentemente, praticava homicídios, como forma de garantir o comando da região do Rio do Sal, relacionado ao tráfico de drogas”, explicou.
Nos levantamentos realizados pelas equipes da Homicídios e do Denarc se chegou a Thiago de Oliveira Nascimento, o “Gordo”, que era apontado como um dos líderes da associação criminosa. Ele acabou morto no mês de maio em uma troca de tiros com as equipes do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp). No final do mês passado, outro integrante do grupo, Lucas Santos Siqueira, o “Banha”, acabou preso. Nesta quarta-feira, as equipes do DHPP e Denarc tentavam prender Isaac do Espirito Santo Araújo, quando ele reagiu e acabou morto na trocou tiros. Isaac é investigado em uma tentativa e dois homicídios.
“O Denarc já investigava o grupo no tráfico de drogas e passamos a trabalhar em conjunto. Um dos líderes do grupo morreu em confronto com a Polícia Militar e outros dois líderes continuaram sendo investigados. Representamos as prisões preventivas e buscas e apreensões, e hoje deflagramos a operação”, destacou a delegada.
O diretor do Denarc, delegado Osvaldo Rezende, lembrou que durante o trabalho investigativo foi realizado o mapeamento de grupos criminosos que vinha atuando na capital e Nossa Senhora do Socorro, identificando os seus líderes. “Deflagramos essa operação visando a desarticulação de lideranças desses grupos criminosos. São suspeitos ligados ao tráfico de drogas e associações criminosas responsáveis por homicídios na região. São pessoas de periculosidade acentuada que agem de forma criminosa”, reforçou.
O Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb) participou da operação dando suporte para evitar fugas na direção do Rio do Sal. A ação segue na tentativa de capturar outros sete suspeitos.
*Com informações SSP