Da redação, AJN1 com informações da PC/BA
Uma operação conjunta das equipes do Centro de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar de Sergipe, Delegacia de Repressão às ações Criminosas Organizadas (Draco), e do Departamento de Polícia do Interior da Bahia (Depin) resultou na prisão do ex-presidiário Hugo Péricles Ribeiro de Santana. Ele estava com prisão decretada pela justiça da Bahia e é acusado de liderar o tráfico de drogas na região de Ribeira do Pombal (BA) e de integrar a facção criminosa Katíara. A prisão aconteceu na manhã desta quinta-feira (28) em um condomínio residencial no bairro Jabotiana, em Aracaju.
Hugo ganhou a liberdade no final do ano passado e teria vindo para capital sergipana de onde passou a comandar o tráfico de drogas. Além disso, ele é suspeito de determinar a execução vários assassinatos, cujas vítimas eram seus inimigos, e promover a fuga de presos nas delegacias de Euclides da Cunha (BA) e Ribeira do Pombal(BA), ocorrida em dezembro do ano passado. Após a prisão, Hugo foi transferido para o Sistema Prisional de Serrinha.
A facção Katíara é liderada por Adilson Souza Lima, o “Roceirinho”, que em setembro de 2015 foi transferido do Conjunto Penal de Serrinha, para o Sistema Prisional Federal de Segurança Máxima do Mato Grosso do Sul. A facção ficou conhecida por conta da crueldade em que tratava devedores e rivais, utilizando o mangue, na região da Rua Katíara, em Nazaré das Farinhas (BA), como local de torturas e mortes. Roceirinho foi preso em 2012.