A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) confirmou que três das 11 pessoas que foram presas na semana passada durante a Operação Alétheia já estão soltos. Conforme a SSP, a soltura foi autorizada pelo delegado Gabriel Nogueira, alegando que os suspeitos colaboraram com as investigações e, por isso, devem responder ao processo em liberdade. As outras oito pessoas envolvidas no esquema continuam custodiadas.
A operação intitulada “Alétheia”, realizada no último dia 25, nas cidades de Aracaju e São Cristóvão, resultou na prisão de uma associação criminosa responsável pelo envolvimento com práticas ilícitas de constituição de empresas privadas a partir de documentos falsificados.
De acordo com a delegada Daniele Garcia, diretora do Deotap, as investigações tiveram início há três meses. O grupo chegou a abrir mais de 200 empresas com nomes fictícios para participar de licitações e empréstimos para aplicar golpes.
A delegada Daniele ressaltou que, no decorrer do inquérito policial, a polícia saberá quais municípios podem ter sido vítimas das fraudes, bem como quantas pessoas físicas ou jurídicas foram lesadas.