Da redação, AJN1
O vereador da cidade de Lagarto Josivan Rodrigues Santos, o “Galego da Laranja”, 31, foi detido por uma equipe do 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM) ao ser flagrado com um veículo Etios de cor branca, que estava com o chassi adulterado, placas clonadas e restrição de roubo e furto. A abordagem aconteceu na tarde de ontem (30), nas imediações da igreja do povoado Colônia 13. Na versão do vereador, o carro lhe foi dado pelo deputado estadual Ibrain Monteiro.
De acordo com o subtenente Heliomarto Rezende Silva, do 7º BPM, os militares foram acionados via 190 e nas buscas realizadas encontraram o Etios, que estava em poder do vereador. Ao vistoriar o veículo ficou constatado que o chassi adulterado e a placa era clonada. Ficou esclarecido que o Etios estava com restrição na polícia desde 2016, quando foi roubado em Salvador (BA) em 2016.
Questionado sobre a procedência do carro, o vereador alegou ter recebido como presente de um parlamentar estadual. Ele foi conduzido até a Delegacia Regional de Lagarto. Após análise do fato e com fundamento no artigo 69 da Lei 9.099/95, o delegado Edson Nixon lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de receptação, previsto no artigo 180, do Código Penal Brasileiro.
Outro lado
Em entrevista a uma emissora de rádio da capital, o deputado Ibrain Monteiro confirmou que havia entregue o veículo ao vereador. Ele alegou que comprou o carro sem saber da origem ilícita. Inicialmente pagou R$ 15 mil pelo veículo, que era alienado. Por conta disso, ficou acordado que a quitação completa do carro seria feita depois que o antigo proprietário resolvesse a pendência do financiamento. No entanto, o vendedor não teria mais procurado o parlamentar.
O deputado disse ainda que o vereador lhe pediu o carro que estava sem uso por conta de problemas mecânicos. Ele fez a cessão do veículo, com o compromisso do vereador assumir os gastos com o conserto do veículo. Ibrain Monteiro ressaltou que ao comprar o carro acabou sendo vítima de um golpe.
A sequência das investigações ficará por conta da equipe da Delegacia Regional de Lagarto, que vai tentar localizar o suposto vendedor do veículo.