O Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Dias Toffoli, está em Aracaju para o primeiro encontro com dirigentes dos órgãos do Poder Judiciário das áreas estadual, trabalhista, eleitoral e federal. Na manhã desta segunda (13), ele recebeu do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) o Colar do Mérito Judiciário e elogiou a eficiência do Judiciário sergipano.
A solenidade foi realizada no Tribunal Pleno, no Palácio da Justiça Tobias Barreto. “Reitero meu orgulho em receber essa homenagem do melhor Tribunal de Justiça do país, cujos números impressionam pela produtividade e qualidade de trabalho. Praticamente 100% das decisões daqui nas quais há recursos para o STF são mantidas, mostrando uma segurança jurídica e eficiência, que são a razão de ser do Judiciário”, enalteceu o Ministro Toffoli.
“Em 2019, o Tribunal de Justiça de Sergipe foi escolhido como melhor do país pelos dados estatísticos de produtividade, eficiência e qualidade. Mas pela terceira vez seguida recebeu o Selo Diamante, demonstrando que há um trabalho de continuidade de gestão administrativa”, acrescentou o Presidente do STF.
Outro dado repassado pelo Presidente do STF e CNJ foi a quantidade média de processos julgados, em 2019, por cada juiz brasileiro: cerca de 1.700. Em 2018, foram encerrados 36 milhões de processos e outros 78 milhões estão, atualmente, em andamento.
“Não tem Judiciário no mundo mais demandado que o brasileiro. Quem não tem condições econômicas, tem acesso à Justiça gratuitamente. Já nos Estados Unidos, para o cidadão ingressar como uma ação, ele precisa pagar todas as despesas. No Reino Unido, idem”, explicou o Ministro.
“Se existe paz social, é graças ao sistema de Justiça, ao magistrado; ao Ministério Público independente e autônomo; uma advocacia historicamente aguerrida, tanto pública quanto privada; e à Defensoria Pública, que faz o atendimento às pessoas mais necessitadas. Então, ao receber essa homenagem, o momento é de orgulho, de alegria, de agradecimento e de cumprimento a todos deste Tribunal, que é considerado pelos dados e por méritos próprios, o melhor Tribunal de Justiça do país”, acrescentou o Presidente do STF e CNJ.
Agenda
Às 14h30, Toffoli segue para o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, onde participa de uma reunião com o presidente do TRE, desembargador José dos Anjos e depois recebe a medalha do Mérito Eleitoral.
Com informações do TJ-SE