O fechamento da Esplanada dos Ministérios para circulação de veículos está previsto para ocorrer a partir das 23h desta sexta-feira (6), entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Via L4. Linhas de revistas serão distribuídas pelos acessos à área do desfile, que terá arquibancadas e palanques com entradas exclusivas para autoridades e público em geral. O acesso à Praça dos Três Poderes será restrito e prédios públicos serão protegidos por grades. Equipes de atendimentos de emergência e combate a incêndios atuarão no local e a 5ª Delegacia de Polícia terá reforço no efetivo.
Toda a região será monitorada por meio de imagens de câmeras, drones e informações enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). Desde as primeiras horas do dia 7 de setembro, o alto-comando da segurança pública do Distrito Federal e representantes dos órgãos locais e federais envolvidos no planejamento estarão no Ciob, o que facilitará a tomada de decisões.
Após levantamentos de inteligência, reuniões de alinhamento e avaliação do evento no último ano, o Protocolo de Operações Integradas (POI) para o desfile cívico de 7 de Setembro foi apresentado durante uma reunião final, realizada ontem. O encontro contou com a participação de órgãos locais e federais envolvidos no planejamento.
O documento, definido sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), prevê ações sistematizadas para reforço do policiamento em toda região central, organização do trânsito e segurança dos participantes, de edifícios públicos e das autoridades presentes no evento.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, a previsão é de um evento tranquilo e pacífico. “Ajustes e mobilização para atuação em diferentes cenários também estão previstas no planejamento e serão feitas de forma coordenada, caso seja necessário. Mas, o que temos é a previsão de uma festa tranquila”.
Fonte: Correio Braziliense