ARACAJU/SE, 22 de janeiro de 2025 , 23:39:43

logoajn1

Abastecimento de medicamentos está comprometido em 45 unidades básicas de saúde, diz Prefeitura de Aracaju

 

A Prefeitura de Aracaju declarou, nesta terça-feira (21), que o abastecimento de medicamentos está comprometido em 45 unidades básicas de saúde da família da capital.

Segundo a nota, um relatório da Secretaria Municipal de Saúde também revelou que os estoques de produtos, como fraldas e remédios de uso controlado, já estão em nível crítico ou zerados.

De acordo com a gestão, foram cancelados 26 empenhos relativos à compra de medicamentos e de outros produtos essenciais no dia 30 de dezembro de 2024, no final da gestão passada.

O que diz o antigo gestor

Através de nota, o ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, informou que ele não tomou qualquer atitude para prejudicar a atual gestão da capital.

“Cancelamentos de empenhos realizados no final de cada exercício financeiro são rotineiros no serviço público. Isso é informação básica administrativa, que deveria ser do conhecimento da atual gestora. Eles se referem a saldos de empenhos estimativos e que não geraram despesas no exercício financeiro. Ou seja, não foram entregues produtos referentes a esses empenhos e nem foram emitidas notas fiscais”, diz o texto.

Ainda de acordo com a nota, os empenhos para a aquisição de medicamentos deveriam ter sido feitos pela nova gestão no dia 02/01/2025, a fim de assegurar o fornecimento dos insumos pelas empresas contratadas. “A responsabilidade por eventual prejuízo à população é única e exclusiva da atual gestão, que vem tentando esconder a sua ineficiência com notícias falsas e distorcidas”.

Fonte: G1

Você pode querer ler também