Da redação, AJN1
O presidente Michel Temer (MDB) lançou nesta quinta-feira (29), em solenidade no Palácio do Planalto, editais para concessão de 12 aeroportos, inclusive o Santa Maria, em Aracaju, além de quatro terminais portuários e a Ferrovia Norte-Sul. Os projetos foram lançados no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
Esses editais preveem que sejam licitados para concessão à iniciativa privada, de uma vez, 12 aeroportos divididos em três blocos. Juntos, esses terminais recebem, por ano, 19,6 milhões de passageiros e respondem por 9,5% do mercado nacional de aviação.
De acordo com o presidente, o prazo para realização do leilão é de, no mínimo, 100 dias a partir da publicação do edital, no caso, a primeira quinzena de março.
Os 12 aeroportos regionais são os de Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE), Campina Grande (PB); Cuiabá, Rondonópolis, Alta Floresta e Sinop (MT); Vitória (ES) e Macaé (RJ).
“O que nós estamos fazendo nesse governo é tirar o país de século 20 e trazer para o século 21. As PPIs prestigiam duas forças do setor produtivo – os empresários e os trabalhadores”, frisou o presidente.
Sobre o aeroporto
O Aeroporto de Aracaju, também conhecido como Aeroporto Santa Maria, existe desde 1952 (operacional efetivamente desde 1958), tendo sido incorporado à Infraero em 1975. Além disso, atende, principalmente, executivos e turistas em busca de negócios, de lazer e passeios que a região oferece.
O terminal conta também com operações diárias de helicópteros que transportam funcionários para as plataformas de petróleo do litoral de Sergipe e de Alagoas.
O Santa Maria conta com 15 voos diários autorizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por quatro companhias aéreas, segundo dados da Infraero.
Atualmente, encontra-se em obras pontuais.