Da redação, Joangelo Custódio
O governador Belivaldo Chagas (PSD) nomeou nessa segunda-feira (29), o advogado e engenheiro agrônomo Aílton Francisco Rocha como gestor da Superintendência de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs). Ele substitui o petista Olivier Chagas, como havia revelado com exclusividade o portal AJN1 na semana passada. A nomeação foi publicada hoje no Diário Oficial.
Natural de Cedro de São João, Ailton Rocha é uma das referências em todo o país quando o assunto é água. Foi por muito tempo superintendente de Recursos Hídricos na extinta Secretaria de Meio Ambiente. Ele também é coordenador da Câmara Técnica de Articulação Institucional do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e representante de Sergipe na Agência Nacional de Águas.
Biografia
Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes. Nasceu em Cedro de São João. Especializou-se em Irrigação e Recursos Hídricos pela Utah State University, nos Estados Unidos e representou o Brasil como Jovem Liderança da América Latina em Meio Ambiente, em Tóquio, no Japão.
Foi presidente do comitê técnico e coordenador geral do Estudo de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos do Estado Sergipe através do acordo de cooperação técnica com a Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA. Foi Representante Regional da Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRH – em Sergipe e Presidente do Fórum Pensar Cedro. Foi Membro do Comitê de Assessoramento Externo da EMBRAPA/CPATC.
Participou como consultor junto a Prefeitura Municipal de Aracaju na elaboração da Agenda 21 na área de meio ambiente e da revisão do Plano Diretor de Aracaju.
Atuou como consultor na elaboração do Programa de Ações Estratégicas para o Gerenciamento da Bacia do rio São Francisco e da sua Zona Costeira e no Plano Decenal de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (2004-2013).
Doutorando do Curso “Gestão Empresarial: Nuevas Tendências en Dirección de Empresas”, pela Universidad de Valladolid na Espanha. Pós-graduado do curso Direito do Trabalho e Previdenciário pela UNIT. Foi Coordenador do Projeto Águas de Sergipe.
Ocupou o cargo de Superintendente de Recursos Hídricos na SEMARH/SE e de Secretário-Executivo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Sergipe. Na condição de Superintendente de Recursos Hídricos ganhou o Prêmio ANA 2012 na categoria Governo com o Atlas Digital de Recursos Hídricos de Sergipe e na categoria Organismo de Bacia com trabalho desenvolvido pelo CBHrio Japaratuba.
Atuou em 2014 como voluntário no Projeto Mãos Amigas coordenado pela TV Sergipe. Recebeu do Jornal CINFORM e da UNIT na publicação sobre os municípios sergipanos a homenagem de filho ilustre de Cedro de São João. Recebeu da AEASE o Prêmio de Engenheiro Agrônomo do Ano em 2013, foi galardoado com a medalha do mérito pelo CREA/SE em 2014 pelos relevantes serviços prestados a Engenharia Sergipana e recebeu o Título de Cidadão Aracajuano em 2015.