ARACAJU/SE, 14 de março de 2025 , 13:58:23

Alcolumbre deve denunciar Gayer ao Conselho de Ética após ataque a Gleisi

 

O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou nesta quinta-feira (13) que sua equipe jurídica está “analisando” denunciar o deputado Gustavo Gayer (PL-TO) ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados por quebra de decoro.

A informação foi compartilhada um dia após Gayer divulgar falas sexistas contra a ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann (PT-PR).

“[Estou avaliando] fortemente. Está com os advogados, analisando a representação sobre a fala do deputado federal em relação ao episódio que envolve um deputado federal, um senador e um ministro de estado. O que está dificultando no Brasil é as pessoas agredirem as outras sem medir o que estão falando”, disse Alcolumbre.

Na quarta-feira (12), Gayer afirmou, em publicação no X, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “ofereceu Gleisi Hoffmann como um cafetão oferece sua funcionária em uma negociação entre gangues”.

A publicação foi feita após Lula afirmar que colocou uma “mulher bonita” como ministra para melhorar a articulação com o Congresso. Depois, Gayer mencionou o deputado Lidnberh Farias (PT-RJ), marido de Gleisi, Davi Alcolumbre e Hugo Motta (Republicanis-PB), presidente da Câmara, em outra publicação no X.

“E aí, Lindbergh Farias, vai mesmo aceitar o seu chefe oferecer sua esposa para o Hugo Motta e Alcolumbre como um cafetão oferece uma GP”, escreveu.

O Conselho de Ética da Câmara avalia o respeito ao decoro parlamentar. Cabe aos membros do colegiado decidirem se os deputados denunciados devem ou não sofrer penalidades pela quebra de decoro. Uma das sanções pode ser a perda do mandato.

A CNN procurou a equipe do deputado Gustavo Gayer para prestar esclarecimentos sobre o caso mas ainda não obteve retorno.

Repercussão

As falas do presidente Lula sobre a ministra Gleisi geraram repercussões negativas. Lula foi acusado por parlamentares da oposição de proferir falas machistas, mas foi defendido por ministros e outros integrantes do governo.

Nesta quinta, em evento no Palácio do Planalto, Gleisi afirmou que as críticas foram feitas por “oportunistas tentando desmercer o presidente”. “Gestos são mais importantes que palavras”, afirmou.

Em nota, a ministra rechaçou os ataques feitos pelo deputado Gustavo Gayer. “Repudio os ataques canalhas de bolsonaristas, misóginos, machistas e de violência política. Desprezam as mulheres”, disse.

Fonte: CNN Brasil

Você pode querer ler também