O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (15) projeto de resolução que autoriza o município de Aracaju a contratar empréstimo de US$ 84 milhões, cerca de R$ 500 milhões, com garantia da União com o Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco do Brics. O montante servirá para o financiamento parcial do Programa “Aracaju Cidade do Futuro”, cujo objetivo é melhorar a mobilidade urbana, o saneamento básico e o desenvolvimento urbano e sustentável da capital.
O senador Alessandro Vieira (MDB) parabenizou o senador Laércio Oliveira (PP) pelo relatório ao PRS 83/2023 e o trabalho de gestão para que o empréstimo fosse rapidamente apresentado e aprovado. “É muito importante a chegada desse recurso para Aracaju. Obras estruturantes já desenhadas pelo prefeito e a demonstração verdadeira de que política de verdade, a política que defende o povo se faz assim, de mãos dadas, todos juntos defendendo aquilo que interessa nosso estado. Hoje aqui estamos construindo o futuro de Sergipe”, afirmou Alessandro durante a sessão plenária, que foi acompanhada pelo prefeito da capital, Edvaldo Nogueira (PDT), o governador do estado, Fábio Mitidieri (PSD), e a deputada federal Katarina Feitoza (PSD).
Os recursos do financiamento entre a gestão municipal e o Novo Banco de Desenvolvimento serão destinados ao programa “Aracaju Cidade do Futuro”, que concentra mais de 20 obras estruturantes que incluem saneamento básico, drenagem, pavimentação e recuperação de vias. Dentre elas estão dragagem do Rio Poxim, infraestrutura do canal do Médici, infraestrutura do canal da Zona de Expansão, ampliação do canal da avenida Anízio Azevedo, e recuperação das Avenidas Tancredo Neves, Visconde de Maracaju e Maranhão.