Ao anunciar sua renúncia ao cargo de primeiro-ministro britânico, nesta quinta-feira (7), Boris Johnson disse que o processo de escolha para o próximo líder “começa agora”.,
Sob o sistema político do Reino Unido, entre as eleições, apenas os membros conservadores do Parlamento têm o poder de remover um primeiro-ministro conservador em exercício.
Em um cronograma que será detalhado pelo Partido Conservador na próxima semana, na primeira etapa, membros do partido se candidatarão para a liderança. Para isso, eles precisam do apoio de ao menos oito parlamentares.
Se houver mais de dois candidatos, será feita uma primeira rodada de votação. Nessa primeira rodada, todos os candidatos com menos de 18 votos serão eliminados.
Se ainda houver mais de dois candidatos, será feita uma segunda rodada de votação. Dessa vez, os candidatos com menos de 36 votos serão eliminados. Se ainda assim o número de candidatos for maior que dois, o processo continuará com os dois mais votados.
Em seguida, os membros do Partido Conservador votam em todo o país, por correspondência, entre os dois finalistas. O mais votado torna-se o líder do Partido Conservador e o novo premiê britânico.
Quanto tempo isso vai levar?
A duração pode variar, dependendo de quantas pessoas se apresentarem como candidatos. Theresa May se tornou líder menos de três semanas depois que David Cameron renunciou em 2016 e todos os outros candidatos desistiram no meio da corrida.
Johnson enfrentou o ex-ministro da Saúde Jeremy Hunt no segundo turno dos membros conservadores para substituir May em 2019, e assumiu o cargo dois meses depois que May anunciou sua intenção de renunciar.
A imprensa britânica informou que Johnson concordou com o presidente do Comitê de 1922, que supervisionará a votação, que um novo líder deve estar no cargo antes da conferência anual do partido, que acontece entre os dias 2 e 5 de outubro.
Fonte: CNN Brasil