ARACAJU/SE, 28 de outubro de 2024 , 3:27:14

logoajn1

Augusto apresenta PL para recuperar dependentes químicos

 

O deputado estadual Augusto Bezerra (PHS) apresentou, na Assembleia Legislativa (Alese), juntamente com os deputados Maria Mendonça (PP) e Antônio dos Santos (PSC), o Projeto de Lei 174/2017, que institui a política estadual de reinserção social para dependentes químicos recuperados.

Segundo Augusto Bezerra, o projeto objetiva não só a habilitação e a reabilitação profissional e social de dependentes químicos para o trabalho, mas também a conscientização da sociedade sobre a necessidade da reinserção dos recuperados no convívio social e no mercado de trabalho.

“É uma iniciativa importante para envolvermos toda a sociedade na luta contra o vício das drogas. Precisamos deixar o recuperado menos vulnerável a uma recaída – seja para voltar a fazer uso das drogas ou para traficar precisamos combater”, disse Augusto.

O parlamentar explicou que a iniciativa de apresentar o PL foi motivada não apenas pela preocupação dos três parlamentares com o problema das drogas, que têm destruído famílias de viciados e de vítimas destes em Sergipe, mas também fruto da experiência que ele e outros deputados sergipanos atestaram pessoalmente no vizinho estado de Alagoas, onde um PL semelhante foi implantando e deu certo.

“Estivemos em Maceió e ficamos impressionados com a recuperação de drogados e com a inserção no mercado de trabalho dessas pessoas depois da recuperação. O trabalho começou com o deputado Givaldo Carimbão (PHS/AL), mas o Governo do Estado tomou a frente. O nosso projeto é para fazermos aqui o que Alagoas fez”, disse Augusto Bezerra.

De acordo com o deputado, quando o projeto foi aprovado em Alagoas, o governo estipulou em 5% pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) o percentual de todos os contratos assinados. “Os 5% são de pessoas recuperadas. Aí estamos reintegrando essas pessoas ao mercado. Acho que não adianta só trancar a pessoa, ela tomar um remédio e à noite praticar a mesma coisa. É preciso que a pessoa que está sendo cuidada tenha uma porta de saída”, disse.

Em o PL sendo aprovado e a lei sancionada pelo governador Jackson Barreto (PMDB), a matéria estabelecerá ainda uma cooperação do setor privado no que diz respeito à formalização de contratações com o Poder Público Estadual. “Estamos dando a nossa contribuição para combatermos o problema com medidas que já se mostraram eficientes. Como se não bastasse a destruição que as drogas sempre trazem para inúmeras famílias diretamente, ninguém tem dúvida que grande parte da violência está ligada às drogas. Precisamos da união de todos, e este projeto unifica forças contra este mal”, disse Augusto Bezerra.

Fonte: Agência Alese

Você pode querer ler também