Dos 513 deputados federais eleitos no domingo, 2 de outubro, quatro chamam atenção pela pouca idade. Com apenas 21 anos, Ícaro de Valmir (PL-SE), Amom Mandel (Cidadania-AM) e Lula da Fonte (PP-PE) ganharam uma passagem para o Congresso Nacional. O quarto integrante da bancada dos jovens é André Fernandes (PL-CE), de 24 anos.
Do grupo dos mais jovens eleitos, Mandel e Fernandes já tinham cargos eletivos. Em 2020, o pernambucano foi eleito vereador de Manaus, aos 19 anos. Já o apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) se destacou nacionalmente ao ser o deputado estadual mais votado do Ceará em 2018, aos 20 anos.
Saiba quem são os jovens deputados que tomarão posse na Câmara em 2023:
Ícaro de Valmir
Eleito por Sergipe, Ícaro de Valmir (PL-SE) foi o segundo mais votado do estado: conquistou 75,9 mil eleitores. Ele vem de uma família de políticos: é filho do ex-prefeito do município de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), que teve a candidatura ao governo de Sergipe indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O pai de Ícaro foi condenado por crime eleitoral por ter usado a estrutura municipal para potencializar a campanha eleitoral do outro filho e irmão de Ícaro, Talysson de Valmir, que teve o mandato de deputado estadual cassado.
Nas redes sociais, o estudante de Direito aponta a busca por recursos públicos para a construção do Hospital do Câncer de Sergipe como a prioridade número um do seu mandato.
Amom Mandel
Com apenas um segundo do horário eleitoral e a preocupação com a hidratação do eleitor, Amom Mandel chamou atenção com pequenas pílulas de conscientização. “Beba água” foi quase o slogan de sua campanha. Nascido em Recife, o jovem de 21 anos tem a sustentabilidade e a defesa dos povos indígenas como sua principal bandeira. Em 2020, ele foi eleito vereador de Manaus aos 19 anos.
No domingo da eleição, Amom recebeu mais de 288,5 mil votos e conquistou a marca de deputado federal mais votado do Amazonas. Ao assumir o mandato, em fevereiro do ano que vem, ele terá 22 anos.
Lula na Câmara?
O homônimo do ex-presidente Lula (PT) não é ligado ao petista no estado. Lula da Fonte (PP-PE) teve 94 mil votos neste domingo, mesmo sem nunca ter exercido um cargo no legislativo. Assim como Ícaro, ele também é estudante de Direito e vêm de uma linhagem de políticos: estará ao lado de seu pai, Eduardo da Fonte, na Câmara no ano que vem.
Em Pernambuco, Lula da Fonte é vice-presidente da direção estadual de seu partido, o Progressistas.
André Fernandes
Os 229,5 mil votos de André Fernandes, 24, não foram uma surpresa para quem o acompanha nas redes sociais. Fenômeno de engajamento, o deputado estadual conseguiu garantir sua vaga no Congresso Nacional.
Fernandes é um grande aliado de Jair Bolsonaro (PL). Durante o governo do atual presidente, ele sempre esteve alinhado ao discurso da bancada de apoiadores.
O recorde de eleitores já tinha ocorrido em 2018, quando foi o deputado estadual mais votado do Ceará aos 20 anos.
Fonte: O Globo