ARACAJU/SE, 14 de maio de 2025 , 7:33:28

Belivaldo diz que rede estadual de saúde terá mais 60 leitos de UTI disponíveis até o dia 15 de junho

Da redação, AJN1

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), informou nesta quinta-feira (28), durante entrevista à TV Sergipe, que a rede de saúde estadual disponibilizará, até o dia 15 de junho, 60 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Atualmente, o Estado está com 84,7% dos leitos ocupados por pacientes infectados pela covid-19. O sistema privado também está à beira do colapso, com 84,4% de ocupação. Com a disponibilidade desses novos leitos, o governador acredita que “haverá mais tranquilidade.”

De acordo com o chefe do Executivo, já neste sábado (30), a rede estadual colocará em funcionamento 15 leitos, em contrato firmado com a Clínica e Hospital Renascença, mais cinco no Hospital do Coração, e mais seis que vão funcionar no Hospital da Polícia Militar. Já na segunda-feira (1º de junho), mais 10 leitos estarão em funcionamento no Hospital de Nossa Senhora da Conceição, no município de Lagarto, totalizando 36 já à disposição. Até o dia 15 de junho, a perspectiva é que sejam abertas mais seis no Hospital de São José, em Aracaju, e mais 10 no Hospital Regional Amparo de Maria, em Estância, além de mais oito no Hospital Jessé, também em Estância, perfazendo um saldo de 60 leitos.

“Leitos de UTI são a nossa preocupação. Desde o primeiro momento, esta tem sido a grande luta e sempre esteve no nosso planejamento a possibilidade de ampliação. Não conseguimos ampliar na velocidade que a gente pretendia, justamente pela falta de respiradores. Nós recebemos esta semana 30 respiradores para uso em UTI (15 para uso de UTI fixa e 15 portáteis que podem ser usadas em viaturas) do governo Federal. Por conta disso, vamos poder garantir a abertura desses leitos”, destacou o chefe do Executivo.

Belivaldo revelou que o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, garantiu para Sergipe o envio de mais 40 respiradores até a próxima semana, o que deve ampliar o número de leitos da rede estadual. “Podem chegar mais 40 respiradores do Ministério da Saúde. O ministro ligou e garantiu, até a próxima semana, para ampliar ainda mais. Quando a gente tem uma ação mais concreta do governo Federal, eu me sinto na obrigação de dizer à população”.

Você pode querer ler também