O ex-presidente Jair Bolsonaro promete se empenhar neste segundo turno na campanha de candidatos do PL pelo país. Ele – que foi alvo de queixa de aliados do partido em alguns municípios, como no Rio de Janeiro, sobre a ausência no primeiro turno – começa a rodar cidades onde o PL está na disputa, nesta sexta-feira (11), inciando por Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia. Até o dia 17, ele vai passar por Cuiabá, Manaus, Santarém e João Pessoa. Na agenda, até o momento, não consta ida a São Paulo, para apoiar o prefeito Ricardo Nunes (MDB) contra o Guilherme Boulos (PSOL).
Em Goiânia, ele estará na sexta-feira junto de Fred Rodrigues (PL), que tem como adversário Sandro Mabel (União Brasil). O resultado do primeiro turno deve intensificar o embate entre Bolsonaro e o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que lançou Mabel e é um dos nomes da direita cotados para disputar a presidência em 2026. Com o apoio do ex-presidente, Rodrigues recebeu 31,14% dos votos, surpreendendo ao terminar em primeiro, já que as pesquisas apontavam um segundo turno entre o candidato do União Brasil e Adriana Accorsi (PT).
Ainda na sexta-feira, ele passará por Anápolis, onde Márcio Corrêa (PL) e Antônio Gomide (PT) estão na briga, e por Aparecida de Goiânia, palco da disputa entre Leandro Vilela (MDB) e Professor Alcides (PL). Em Anápolis, Corrêa terminou com 49,59% e Gomide, com 35,45%. Já em Aparecida de Goiânia, Vilela totalizou 48,02%, enquanto Alcides somou 43,04%.
Na segunda-feira (14), Bolsonaro vai a Cuiabá, onde a briga é entre PL e PT. Lá, Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT) estão na corrida pela prefeitura: o bolsonarista, no primeiro turno, atingiu 39,61%, e Lúdio, 28,31%. Manaus será o destino do ex-presidente no dia seguinte. Na capital, o candidato do PL, Capitão Alberto Neto, também surpreendeu ao chegar ao segundo turno. Ele, que vinha patinando nas pesquisas antes da votação entre o quarto e terceiro lugares, vai disputar contra o prefeito David Almeida (Avante), que recebeu 32,16% dos votos. Neto, que esteve com Bolsonaro no dia 28 de setembro para uma “motocarreata”, totalizou 24,94%.
Na quarta-feira (16), o ex-presidente desembarca em Santarém, no Pará, onde o segundo turno é entre Zé Maria Tapajós (MDB) e Jk do Povão (PL), que terminaram com 49,73% e 41,92%, respectivamente. No dia 17, quinta-feira, será a vez de João Pessoa: na capital da Paraíba, ele tentará empurrar a candidatura de seu ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL), outro que causou surpresa ao conseguir ir para o segundo turno. O prefeito Cícero Lucena (PP) era dado como favorito para vencer no primeiro turno – ele obteve 49,16%, contra 21,77% de Queiroga.
Fonte: VEJA