ARACAJU/SE, 15 de janeiro de 2025 , 0:38:07

logoajn1

Bolsonaro apresenta ao STF convite para posse de Trump e volta a pedir devolução de passaporte

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o convite para a posse do presidente eleito nos Estados Unidos, Donald Trump. Na última quarta-feira (8), Bolsonaro entrou com uma solicitação para reaver o passaporte e poder comparecer ao evento. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, mandou o ex-presidente comprovar o recebimento do convite. A posse está marcada para o próximo dia 20. Agora, Moraes vai enviar o pedido à Procuradoria-Geral da República (PGR), que deverá se manifestar se é contra ou a favor.

No novo documento, a defesa afirma que o e-mail que aparece no documento é do correio eletrônico oficial e meio de comunicação formal utilizado pela equipe cerimonial, sendo a sua autenticidade confirmada pela correspondência do país.

“Não há equívoco quanto à veracidade do e-mail, haja vista que ao acessar a página principal do website https://t47inaugural.com/  é possível aferir a declaração apresentada pelos Srs. Steve Witkoff e Hon. Kelly Loeffler, corresponsáveis pela Trump Vance Inaugural Committee, Inc., no sentido de possuírem a honra em liderar a organização que planejará os eventos de celebração”, disse.

O passaporte de Bolsonaro está retido desde fevereiro de 2024, depois de uma operação da Polícia Federal (PF). A ação foi autorizada por Moraes nas investigações sobre a suposta organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção do então presidente da República no poder.

O ex-presidente pediu, em outras situações, para ter acesso ao passaporte, mas as solicitações foram negadas. Nas redes sociais, o ex-presidente chegou a dizer que se sentia honrado com o convite. “Uma honra, estou muito feliz com esse convite. Estarei representando os conservadores da direita, do bem, o povo brasileiro lá nos Estados Unidos, se Deus quiser”, declarou.

Fonte: R7

 

Você pode querer ler também