ARACAJU/SE, 16 de maio de 2025 , 19:12:51

Boulos volta a ser sondado para assumir ministério no governo Lula

 

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), cotado para assumir a Secretaria Geral da Presidência, compareceu nessa quinta-feira (15) ao velório do ex-presidente do Uruguai José Mujica, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O psolista assumiria a pasta que atualmente é comandada por Márcio Mâcedo, que também viajou a Montevidéu, capital do Uruguai, junto de Lula e outros ministros.

A troca na esplanada representa uma tentativa do governo de se aproximar do eleitorado pensando nas eleições de 2026, uma vez que o ministério é o responsável pelas agendas do presidente com representantes de grandes movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), muito ligado a militância de Boulos.

Em abril, o petista já havia sondado Boulos sobre a possibilidade de deixar a Câmara dos Deputados e ir para um ministério. As tratativas envolvem inclusive que o deputado – mais votado de São Paulo em 2022, com 1.001.453 – desista de concorrer novamente na disputa eleitoral do ano que vem.

A CNN apurou que a possibilidade do Boulos deixar a legenda nestas condições representa um compromisso com um projeto pessoal, que exclui decisões coletivas e partidárias firmadas pela sigla e seus parlamentares.

Boulos estaria ainda fazendo estes movimentos de transição sozinho, sem ter conversado com nenhum outro deputado. Alguns psolistas avaliam que não competir em 2026 pode prejudicar o partido, visto que o deputado é um dos nomes com maior capacidade de puxar votos.

O partido, que tem como pilar a tomada de decisões em coletivo, definiu ainda em 2022, que ao compor a base do governo no legislativo, não assumiria cargos executivos, como um ministério.

Por isso, a especulação dessa mudança aflige deputados.

Segundo integrantes do partido, a saída de Boulos pode acontecer na próxima semana, visto que não houve ainda nenhuma interlocução interna. Além do fato de que a atual líder da legenda na Câmara, Talíria Petrone (RJ), viajou à China com Lula nos últimos dias, o que impediu encontros oficiais da bancada, em Brasília.

Aliados do deputado confirmam que ele vem dialogando com os colegas de bancada e que as acusações de que o ingresso do parlamentar na Esplanada partem de uma ala minoritária do PSOL.

Fonte: CNN Brasil

 

Você pode querer ler também