Da redação, AJN1
Os vereadores de Aracaju votaram e aprovaram por unanimidade nesta terça-feira, 26, o aumento do número de parlamentares da Câmara de 24 para 26. Foram 19 votos favoráveis, já que 2 vereadores estavam ausentes e 2 estão licenciados.
O projeto aprovado (n°2/2023) trata-se de uma emenda à Lei Orgânica de Aracaju, com alteração de redação do 1º parágrafo do artigo 80. Após a aprovação, o projeto foi promulgado pela Mesa Diretora e passa a valer na capital a partir da próxima eleição.
De acordo com o vereador e presidente em exercício da Câmara Municipal de Aracaju, Fabiano Oliveira (PP), a cidade de Aracaju está em constante crescimento e, por isso, justifica o acréscimo. “O mais importante que destaco é que não haverá aumento do orçamento da Câmara de Vereadores. O presidente da nova legislatura terá que trabalhar com o mesmo orçamento que a CMA recebe mensalmente”, apontou.
O projeto, que foi proposto pela Mesa Diretora e votado com urgência em segunda discussão, baseia o aumento do número de vereadores nos dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2022).