ARACAJU/SE, 26 de outubro de 2024 , 19:23:44

logoajn1

Carmópolis terá novas eleições para prefeito no domingo, 2

 

Os eleitores do município de Carmópolis irão às urnas novamente no dia 2 de abril para escolher prefeito e vice-prefeito. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), as eleições suplementares em Carmópolis se devem ao fato de que a chapa majoritária que se sagrou vencedora em 2016, formada pelos candidatos Volney Leite Alves e Theotonio Narcizo da Cruz Neto, teve o registro de candidatura negado pelo TRE-SE, cuja decisão foi mantida pelo TSE.

Hoje, o presidente da Câmara de Vereadores daquele Município, Luiz Guimarães Silva, exerce o comando da prefeitura de forma interina.

O TRE saliente que, embora os recursos interpostos por Volney e Theotonio ainda não tenham transitado em julgado, com base em jurisprudência da corte superior, o TRE-SE decidiu pelo agendamento de novas eleições independentemente da conclusão definitiva da ação.

Urnas

Na manhã de hoje (28), as 51 urnas eletrônicas que serão utilizadas no próximo domingo foram preparadas pelos técnicos do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. A cerimônia de geração de mídias e carga das urnas foi aberta aos representantes partidários, ministério público e demais interessados.

Do total de urnas disponíveis, 41 serão utilizadas nas seções de votação e 10 unidades ficarão de contingência para o caso de haver necessidade de substituição. Os mais de treze mil eleitores do Município serão distribuídos em 7 locais de votação.

Na sexta-feira (31), as urnas de Carmópolis serão encaminhadas para a 11ª Zona Eleitoral, Juízo responsável por presidir a condução do pleito. Antes de deixar o depósito, cada equipamento é conferido individualmente de modo a verificar se a urna corresponde ao colégio e à respectiva seção eleitoral.

Suporte

Para dar suporte aos trabalhos, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TRE-SE encaminhará dois técnicos até o Município de Carmópolis. Além disso haverá uma equipe de plantão na STI responsável por acompanhar o processo de votação e possíveis contingências até a transmissão de dados e totalização dos resultados.

Justificativa

O eleitor que deixar de votar poderá justificar a sua ausência no prazo de 60 (sessenta) dias, por meio de requerimento a ser apresentado em qualquer Zona Eleitoral. O eleitor faltoso que não se justificar na forma e nos prazos previstos estará sujeito a multa imposta pelo Juiz Eleitoral.

Eleitorado

O sistema eleitoral aponta que 13.342 cidadãos estão aptos a votar no dia 2 de abril, sendo o eleitorado predominantemente formado por mulheres (52%).

Quanto ao grau de escolaridade dos eleitores de Carmópolis, a maior parte (36,74%) possui ensino fundamental completo e o segundo maior grupo tem ensino médio completo (22,24%). Concluíram ou estão cursando o ensino superior aproximadamente 8%, enquanto o índice de analfabetos é de 3%.

 

 

Você pode querer ler também