O Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae) emitiu, neste domingo (27), uma nova resolução autorizando o funcionamento das atividades não essenciais e especiais na terça-feira (29), Dia de São Pedro. A resolução nº 23 do Ctcae será publicada no Diário Oficial do Estado, nesta segunda-feira (28).
Com isso poderão funcionar o comércio em geral; salões de beleza, barbearias e semelhantes; shopping centers, galerias, centros comerciais e clubes sociais. Também poderão abrir para atendimento ao público no local, restaurantes, lanchonetes, bares e sorveterias. Atividades em praias, orlas fluviais, parques aquáticos e similares, parques e praças esportivas também estão liberadas. No entanto, foi mantido o ponto-facultativo para o serviço público estadual.
A medida considera a recente melhora na situação epidemiológica da pandemia no estado, com decréscimo na média móvel de sete dias de óbitos, de casos e de internações por covid-19.
Através das redes sociais, o governador Belivaldo Chagas destacou que a mudança atende a uma solicitação feita pelas entidades Sindilojas, Sincodiv, Sincadise, Sincovese, Ases e Sincomactintas que o Comitê acatou.
“A liberação alcança o comércio e setores em geral, que podem funcionar normalmente, além das praias, orlas fluviais, parques aquáticos e similares, parques e praças esportivas ou congêneres de todo o estado, sempre respeitando todos os protocolos sanitários específicos”, diz o governador.
Belivaldo lembrou ainda que permanece o ponto-facultativo de São Pedro apenas para o serviço público estadual, com exceção dos serviços emergenciais de Saúde, Segurança Pública, Defesa Civil e congêneres que continuam funcionando, como é feito em todos os feriados.
A próxima reunião do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais está prevista para a próxima quinta-feira, 1° de julho. Ela deve acontecer de foram virtual, para analisar o cenário epidemiológico em Sergipe nos últimos 14 dias e analisar as próximas medidas de enfrentamento ao coronavírus.
*Com informações ASN