ARACAJU/SE, 26 de novembro de 2024 , 17:24:18

logoajn1

“Conseguimos colocar na Suprema Corte um ministro comunista’, diz Lula sobre Dino no STF

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na noite de ontem (14), que está feliz por “colocar na Suprema Corte um ministro comunista”. Flávio Dino, o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, foi indicado por Lula no fim de novembro e recebeu o aval do Senado na quarta-feira (13).

“Vocês não sabem como estou feliz hoje. Pela primeira vez na história deste país, nós conseguimos colocar na Suprema Corte um ministro comunista, um companheiro da qualidade do Flávio Dino”, declarou Lula em um discurso.

A declaração do presidente ocorreu durante a 4ª Conferência Nacional de Juventude, ocasião em que o presidente assinou um decreto que dobra a quantidade de integrantes no Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). Com a medida, o grupo, atualmente composto de 30 conselheiros, passará a ter 60 membros — dos quais 20 são do poder público e 40 da sociedade civil.

Lula recebeu o futuro ministro do STF no Palácio do Planalto na tarde de ontem, ao lado de Paulo Gonet, que será o novo procurador-geral da República (PGR). Gonet também foi aprovado pelo Senado na quarta-feira.

Lula indicou Dino para o STF e Gonet para a PGR, em 27 de novembro. As vagas foram abertas no fim de setembro, quando Rosa Weber se aposentou do Supremo e Augusto Aras terminou o mandato à frente da Procuradoria-Geral da República.

Dino deixará o posto de ministro da Justiça e Segurança Pública para integrar o Supremo. Ele declarou que a posse pode ser em 22 de fevereiro. A afirmação foi feita ontem, depois de uma reunião com o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, e membros da Corte.

Gonet deve assumir a PGR na próxima segunda-feira (18), como informou a procuradora-geral interina, Elizeta Ramos, no plenário do Supremo.

Fonte: R7

Você pode querer ler também