ARACAJU/SE, 27 de novembro de 2024 , 15:36:22

logoajn1

CPMI aprova convocação de Gonçalves Dias, ex-ministro-chefe do GSI

 

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Os membros da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro aprovaram os requerimentos que convocam o ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, o coronel do Exército Jean Lawand Júnior, além do perito da Polícia Civil do Distrito Federal, Renato Martins Carrijo, responsável pelo laudo da bomba no Aeroporto de Brasília.

Gonçalves Dias foi anunciado pela equipe de transição do governo federal ainda em dezembro de 2022 como chefe do GSI. Contudo, após a CNN revelar imagens que mostravam o general dentro do Palácio do Planalto durante a invasão do prédio, ele pediu demissão do cargo.

Jean Lawand Júnior, de 51 anos, foi citado nas investigações da Polícia Federal (PF) como um dos militares do alto escalão das Forças Armadas que incentivou uma tentativa de golpe de Estado após a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais do ano passado.

Renato Martins Carrijo é o perito da Polícia Civil do Distrito Federal responsável pelo laudo da bomba deixada no Aeroporto de Brasília às vésperas da posse de Lula.

Na sessão desta quinta-feira (22), George Washington de Oliveira Sousa, condenado a nove anos e quatro meses de prisão pelo caso da bomba, deve prestar depoimento.

Fonte: CNN Brasil

Você pode querer ler também