Da redação, AJN1
Enquanto alguns municípios comemoram a implantação do segundo lanche por turno para os estudantes, em Cumbe a administração do prefeito Marcos Moraes (PSD) já oferece diariamente três refeições no mesmo período. “Melhoramos a qualidade da merenda e o aluno recebe uma refeição na chegada, uma no intervalo e outra na saída. São três refeições por turno”, disse o prefeito, acrescentando que também tem investido na melhoria da infraestrutura das unidades de ensino instaladas na sede e dos povoados da cidade.
“Iniciamos o processo de climatização das escolas da sede e nossa meta é chegar ao final da administração levando o mesmo benefício para os povoados”, destacou o prefeito de Cumbe, lembrando que as unidades de ensino também estão passando por obras de reforma e ampliação.
Ao fazer um balanço da sua gestão em 2018, Marcos Moraes afirma que tem sido um ano muito bom, pois a administração avançou nas áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e Infraestrutura, que são consideradas prioritárias à comunidade. “Nossa cidade possui oito médicos, o que a coloca é uma posição privilegiada em relação a outros municípios do Estado e do Nordeste, no que se refere ao número de profissionais por habitantes”. O prefeito disse ainda que o município conta com um laboratório para realização de exames e de ultrassom.
As ações na área da Saúde não param por aí. “Contratamos profissionais e realizamos 30 cirurgias no mutirão de pterígio – carne no olho”, informou. Outro foco da administração de Marcos Moraes tem sido o esporte. Foi construído um ginásio e a Prefeitura apoio a participação da equipe de Futsal na Copa TV Sergipe, competição na qual o município ficou como vice campeão. “Estamos ainda na final do sub-15 do torneio promovido pelo Federação Sergipana de Futsal. Nossa meta é contratar profissionais para dar sequência ao trabalho que foi iniciado”, disse o Marcos Moraes.
Avaliação
A cidade de Cumbe também se destaca no cenário estadual pelos eventos que realiza no Carnaval e no São Pedro. Se depender do prefeito, em 2019 esses festejos irão superar o sucesso dos anos anteriores e a expectativa é que o município seja invadido por um grande número de turistas. “Fizemos investimentos no balneário que foi asfaltado e estamos construindo uma passarela que vai melhorar o acesso ao local. A ideia e que as pessoas façam caminhadas e visitem o balneário”, contou Marcos Moraes. Sem adiantar os nomes das possíveis atrações, o prefeito se limita a dizer que o Carnaval será ainda melhor que o deste ano e que no São Pedro de 2019 uma das atrações será no estilo sertanejo, de grande sucesso nacional.
Graças aos investimentos na limpeza e coleta de lixo, quem visita Cumbe também encontra uma cidade asseada. “Sabemos que a gestão pública é dinâmica e sempre precisa está melhorando. Em 2019, vamos dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido, mantendo os avanços e melhorando aquilo que ainda não estiver a contento”, disse Marcos Moraes.
Ao avaliar a reeleição de Belivaldo Chagas (PSD), o prefeito de Cumbe destacou que o sucesso dele nas urnas se deu por ser uma pessoa de pulso firme e de palavras decisivas. “A expectativa é muito boa para gestão de Belivaldo. Votei e faço parte do agrupamento. Tenho plena convicção que o governo será centrado em resolver os problemas de Sergipe. Belivaldo é uma pessoa séria e não tenho dúvida que será um bom governador para todos os sergipanos”, disse.
No que se refere ao futuro governo de Jair Bolsonaro (PSL), o prefeito de Cumbe lembra que apesar de ter acompanhado o agrupamento e ter votado em Fernando Hadad (PT), espera que Sergipe não sofra retaliações por conta do resultado da eleição no estado. “Espero que ele (Bolsonaro) seja decente e pense apenas no país e esqueça as diferenças. Se resolver a questão na economia e voltar a gerar emprego já será um presidente diferente. O que a gente precisa é aquecer a economia, que beira a falência, o desemprego já ultrapassou os 12 milhões e não se observa perspectiva de melhora. Isso não se constrói a curto prazo. Torço para que o governo de Bolsonaro seja bom, pois assim sendo será bom para o sergipano e para o brasileiro”.