ARACAJU/SE, 6 de setembro de 2025 , 18:08:49

Debate na Globo: confira as regras para o confronto de Lula e Bolsonaro

 

Lula (PT) e Bolsonaro (PL) devem se enfrentar novamente no debate na Globo, marcado para a próxima sexta-feira (28), nas vésperas do segundo turno das eleições 2022. No dia 30, cerca de 156 milhões de brasileiros aptos a votar devem voltar às urnas para escolher quem será o presidente do Brasil pelos próximos quatro anos.

No primeiro pleito, o petista levou a melhor e recebeu a maioria dos votos: foram 7,2 milhões (48,43%) contra 51 milhões (43,20%) computados para o candidato do Partido Liberal. Segundo as últimas pesquisas eleitorais, Lula continua com a preferência, mas o atual presidente tem diminuído a vantagem dele.

Indecisos e pessoas que declararam que vão votar nulo ou em branco somam, em média, 5% do eleitorado. Sendo assim, o próximo encontro dos dois será importante justamente para tentar convencer esse público a não desperdiçar o voto e escolher um dos lados.

Serão quatro blocos de confronto cara a cara, totalizando 1h de debate. Os candidatos é quem vão administrar seus próprios tempos de falas. Portanto, é preciso atenção para não se perder na pergunta e depois sobrar pouco tempo para eventual réplica, por exemplo. A ordem de qual deles começa cada bloco com questionamento foi defina por sorteio.

Confira abaixo a regras gerais do debate na Globo:

  • Bloco 1: duração total de 30 minutos, sendo 15 minutos para cada um fazer perguntas, respostas, réplicas e tréplicas, com tema livre para escolha do candidato;
  • Bloco 2: duas rodadas de 10 minutos cada, com 5 minutos para cada um, totalizando 20 minutos. Lula e Bolsonaro deverão escolher entre temas pré-estabelecidos pela equipe de jornalismo da Globo;
  • Bloco 3: terá o mesmo tempo e dinâmica igual ao do 1º bloco;
  • Bloco 4: ocorrerá com a mesma regra do 2º bloco, com adicional de 1 minuto e 30 segundos para cada candidato fazer considerações finais.

Além disso, sempre que algum dos candidatos à presidência da República se sinta ofendido pela fala do oponente, após análise da produção, será concedido um minuto para resposta à ofensa. Caso um dos dois não compareça, a Globo fará uma entrevista de 30 minutos com o que estiver presente.

Fonte: JCConcursos

Você pode querer ler também