ARACAJU/SE, 31 de outubro de 2025 , 15:54:17

Defesa de Zambelli deve alegar insanidade mental para tentar reduzir pena

 

A defesa da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) prepara a apresentação de um incidente de insanidade mental momentânea a ser enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo é tentar reduzir a pena de 5 anos e 3 meses de prisão, imposta após a condenação por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.

O advogado Fábio Pagnozzi explicou à CNN que, ao perseguir um homem pelas ruas de São Paulo com arma em punho, “Zambelli estava momentaneamente em estado de insanidade mental, em razão das ameaças reiteradas que vinha sofrendo, somadas ao uso de medicamentos”. Ele ressalta, contudo, que posteriormente ela retomou seu estado normal.

Na última quinta-feira (30), o STF publicou a certidão de trânsito em julgado da ação contra Zambelli.

Esta é a segunda condenação da parlamentar na Corte. Em maio, os ministros impuseram uma pena de 10 anos de prisão por invasão dos sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e inserção de documentos falsos. O tempo das duas penas será somado.

Zambelli está presa na Itália desde julho deste ano, após fugir do Brasil. Na semana passada, o Ministério Público italiano emitiu parecer favorável à extradição da deputada. Agora, cabe ao juiz do Tribunal de Apelação decidir se concorda, ou não, com o parecer.

Fonte: CNN Brasil

Você pode querer ler também