ARACAJU/SE, 2 de novembro de 2024 , 17:15:56

logoajn1

Deputada defende testagem em garis para covid-19

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) protocolou, nesta quinta-feira (18), Moção a ser enviada aos secretários municipais de saúde dos 75 municípios sergipanos, bem como aos respectivos prefeitos, para que sejam implementadas as medidas necessárias para que todos os garis sejam testados para o covid-19. Também devem adotar ações educativas e de prevenção, bem como a entrega de equipamentos de proteção pessoal como máscara, luvas, álcool gel e demais equipamentos necessários para evitar que esses trabalhadores sejam contaminados pelo novo coronavírus.

“Embora a atividade desenvolvida por esses profissionais seja relevante, infelizmente, muitas vezes, eles são ignorados por muitos, apesar de estarem efetuando um papel extremamente importante e fundamental no trabalho à contenção do vírus”, disse a deputada, observando que os profissionais da linha de frente da saúde e os que dão suporte à administração pública e à população estão entre os que mais correm risco de contágio, como é o caso dos garis que atuam nos municípios.

A deputada frisou que o número de casos de infectados continua crescendo, o que exige a adoção de iniciativas que visem poupar a vida dessas pessoas que exercem funções imprescindíveis. “Os garis não têm como custear os testes rápidos por serem relativamente caros”, disse, salientando que eles são aliados dos setores da saúde, da informação, da segurança pública, e estão por toda parte garantindo à população que a situação não se agrave, ainda mais, pois a coleta de lixo e a limpeza de espaços públicos estão garantidas neste momento de pandemia.

Ela lembrou que esses trabalhadores não podem aderir ao distanciamento social no que diz respeito à covid-19 e que o Estado tem o dever de agir em prol da população, dando todas as condições de uma vida digna. “Embora estejamos numa pandemia, gerada pelo covid-19, o Estado deve permanecer sendo o pilar de sustentação de seu povo”, enfatizou Maria.

Fonte: Ascom Parlamentar

Você pode querer ler também