O deputado federal João Daniel (PT/SE) ressaltou, durante a sessão da Câmara nesta quarta-feira (5), que o debate sobre a reforma tributária é extremamente importante. No entanto, disse ele, o Partido dos Trabalhadores e a oposição defendem e têm uma proposta diferente do projeto apresentado pelo governo Bolsonaro, através do ministro da Economia, Paulo Guedes. “Nós acreditamos na reforma tributária que não permita que aqueles que não pagam impostos neste país – como bancos e os ricos que possuem grandes fortunas – continuem sendo beneficiados”, frisou.
Na avaliação do parlamentar, é preciso uma reforma que garanta a diminuição da carga tributária para o consumo, para a classe trabalhadora e classe média, e realizar aquilo que a maioria dos países já fizeram: taxar as grandes fortunas dos mais ricos. Para João Daniel, não é possível que 100 famílias concentrem maior renda do que 100 milhões de brasileiros mais pobres.
“O grande debate para haver reforma com justiça deverá atacar, firmemente, as desigualdades com o andar de cima”, destacou o deputado. João Daniel é autor do PLP 103/2020, que defende a taxação de grandes fortunas, com a criação de um imposto específico. O parlamentar também apresentou na Câmara projeto de lei 1289/2020, que prevê a taxação de lucros e dividendos. “São propostas que buscam trazer justiça fiscal, não incidindo sobre a classe trabalhadora e os mais pobres a maior carga tributária”, ressaltou João Daniel.
Fonte: Ascom Parlamentar