Nos Estados Unidos, um deputado democrata vai propor um projeto no Congresso para revogar a taxação anunciada pelo presidente Donald Trump sobre a importação de café.
Em publicação no X (antigo Twitter), o deputado Ro Khanna publicou: “Apresentarei uma legislação bipartidária para revogar as tarifas sobre o café.”
“Produzimos menos de 1%, e essas tarifas sobre o Brasil, Vietnã, Indonésia e Colômbia representam um imposto de 15% a 20% sobre os americanos no início do dia”, acrescentou o congressista da Califórnia.
“Qualquer pessoa que tenha uma xícara de café sempre à mão detesta esse imposto!”, concluiu Khanna.
A CNN entrou em contato com o gabinete do deputado para obter mais detalhes do projeto que será proposto e aguarda retorno.
Em resposta ao comentário de um usuário do X, o deputado ainda disse: “Se a Festa do Chá de Boston foi uma briga por um imposto sobre o chá indiano, nosso movimento pode se posicionar contra um imposto sobre o café brasileiro!”
O setor cafeeiro brasileiro está entre os mais impactados pelo tarifaço de Trump. O Brasil ocupa o topo da lista de exportadores do grão para os EUA, sendo responsável por aproximadamente 35% do café consumido em território americano.
Fontes ouvidas pela CNN indicaram que o café é considerado pelo governo Lula como o foco principal das negociações na tentativa de ampliar a lista de isenções da taxação.
O próprio secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, já reconheceu que produtos como café e cacau podem ser incluídos em uma futura rodada de isenções.
Fonte: CNN Brasil