O deputado federal João Daniel (PT/SE) registrou, na sessão da Câmara desta quarta-feira (14), a mobilização dos trabalhadores da antiga Vale Fertilizantes, no Complexo Taquari-Vassouras, no município de Rosário do Catete, em Sergipe. A empresa foi adquirida pela multinacional Mosaic, que passou a assumir seu controle no mês de janeiro, e na última semana iniciou o processo de demissão em massa de funcionários dessa unidade. Cerca de 80 já foram dispensados.
A manifestação de ontem teve como objetivo denunciar a atitude da empresa que, de acordo com o Sindicato dos Mineiros de Sergipe (Sindimina/SE), pretende demitir mais de 400 trabalhadores, segundo os gestores locais. “Ela [a Mosaic] não discute com o sindicato, coloca em ameaça o emprego dos trabalhadores e já iniciou o processo de demissão de dezenas de trabalhadores”, disse.
João Daniel destacou que o estado de Sergipe sabe o quanto essa empresa, produtora de potássio, é importante e a economia nacional sabe também da sua importância. “É um absurdo! Exigimos que essa multinacional norte-americana tenha respeito com os seus trabalhadores. Não à demissão dos trabalhadores da antiga Vale Fertilizantes. Nosso repúdio a essas demissões e nossa total solidariedade ao Sindimina e a todos os mineiros de Sergipe e do Brasil”, finalizou o deputado.
Fonte: Ascom Parlamentar