Os 150 anos de existência da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) foram comemorados em grande estilo na noite desta quinta-feira (26), no Hotel Sesc Atalaia, com a entrega de troféu para ex-presidentes, reconhecendo a contribuição para o desenvolvimento do setor empresarial.
O deputado Zezinho Sobral (PDT), que representou a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) na solenidade, destacou a importância dos empreendedores para o crescimento do estado. “Este é um evento especial porque 150 anos é uma história que tem a ver com o desenvolvimento econômico de Sergipe; tem a ver com a construção de uma sociedade mais justa e com empreendedores que deram os melhores anos das suas vidas para construir grandes empresas e empregar muitas pessoas, sendo agentes do desenvolvimento gerando empregos e renda; gerando dividendos. As homenagens feitas a grandes comerciantes, a ex-presidentes e a todas as personalizadas que puderam contribuir por esse momento, são muito justa”, ressaltou o parlamentar.
De acordo com o presidente da Acese, Marco Pinheiro, a entidade é motivo de orgulho para a sociedade sergipana. “É a mais antiga instituição empresarial que trata de proteger a vida; trata do associativismo e sempre esteve à frente do seu tempo. São 150 anos de muita luta, de muita persistência e resiliência. A vida dos empreendedores no nosso país não é fácil e portanto nos orgulhamos nesse momento de estarmos à frente da instituição, lembrando de valorosos homens que nos antecederam e que criaram a oportunidade de emprego, de renda e de melhoria do ambiente de negócio. A Associação Comercial esteve presente em momentos marcantes da nossa história a exemplo da gripe espanhola, que destinou a sua sede para a Legião Brasileira de Assistência, para que fossem arrecadados medicamentos e alimentos para socorrer a sociedade sergipana”, enfatiza.
O diretor-técnico do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Sebrae), Breno Barreto, falou sobre o momento comemorativo. “O papel de uma instituição de 150 anos, sozinha fala por si; eu quero parabenizar não só o presidente atual, Marco Pinheiro, mas os ex-presidentes que levaram ao longo desse tempo toda a manutenção do nome Acese para o estado de Sergipe. Também participei da Acese como conselheiro e sinto orgulho por debater assuntos de interesse de pequenos empresários e lojistas do Centro, que mais vivenciam as suas dificuldades”, observa.
Wladimir Alves Torres, presidiu a Acese na gestão 2015 a 2017 e falou sobre a importância das comemorações. “A Acese é uma entidade centenária, a primeira associativista de Sergipe e a quarta do Brasil e esse é um momento muito especial que a gente vem aqui homenagear, rever os amigos e revitalizar as nossas atividades e o nosso trabalho para continuar com o associativismo e o cooperativismo aqui do estado de Sergipe. Tive a honra de ser presidente da Acesse, antecedendo o nosso amigo Marco Pinheiro e foi uma experiência única, que eu levo para a vida. Hoje é um prazer e uma emoção estar aqui recebendo essa homenagem depois de tantas dificuldades, continuarmos gerando empregos e renda”, afirma.
O empresário e ex-presidente da Acese, Alexandre Porto, destacou a contribuição da Acese para o desenvolvimento econômico de Sergipe. “Ao longo de todos esses anos a Acese contribuiu com resultados positivos para a nossa economia em momentos importantes de luta, de dificuldades, mas também de muitas alegrias. Presidir a Acese é uma tarefa que poucos tiveram oportunidade, mas que sem dúvida alguma é gratificante. Vivemos hoje um momento de retomada muito importante em prol de ver Sergipe crescendo cada vez mais”, afirma.
O empresário do ramo de salão de beleza, Fábio Andrade, foi um dos homenageados com um troféu alusivo aos 150 anos da Acese. “Uma homenagem muito importante para nós que somos jovens empreendedores e estamos iniciando as atividades no comércio, vindo de uma história familiar e isso é muito bonito. Essa instituição que faz 150 anos muito nos orgulha, formada por homens e mulheres de bem, que trabalham, geram empregos, geram renda e estamos muito felizes em sermos homenageados nessa noite, pois é um estímulo para que outros jovens queiram empreender, tenham oportunidades e busquem os caminhos”, entende.
O empresário do ramo de supermercados, Lenilson Mota representou o pai na solenidade. “A homenagem é para nosso pai Luiz Gonzaga Mota, que infelizmente faleceu. Estamos muito felizes com essa homenagem da Acese e tenho certeza que lá do céu ele está vibrando de alegria. Nossa família está aqui reunida e é um prazer imenso receber essa homenagem em nome do nosso pai”, comemora.
Fundação
A Associação Comercial e Empresarial de Sergipe foi criada em 26 de maio de 1872 por Antônio Martins de Almeida e um grupo de homens dedicados a atividade comercial, visando suprir a falta de agência de crédito, vias de comunicação e um porto.
Ao longo dos anos, a Acese se dedicou às pautas de melhorias que trouxessem desenvolvimento econômico para Sergipe, a exemplo da luta para trazer uma agência do Banco do Brasil e a instalação da sede da Petrobras.
Recentemente, encabeçou a ação contra a Lei das Placas e contribuiu no diálogo com o setor público e campanhas durante a pandemia de coronavírus.
O evento reuniu os representantes da Associação Comercial e Empresarial, de Câmaras de Dirigentes Lojistas, autoridades sergipanas, empresários, familiares e amigos dos homenageados.
Fonte: Agência Alese de Notícias