ARACAJU/SE, 1 de novembro de 2024 , 5:20:12

logoajn1

Deputado destaca importância da Marcha das Margaridas

 

Na tribuna da Assembleia Legislativa  de Sergipe (Alese) nesta quinta-feira (30), o deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) falou sobre a Marcha das Margaridas, evento que acontecerá nos dias 13 e 14 de agosto, em Brasília, e reunirá trabalhadoras rurais que lutam por um Brasil mais soberano, democrático e com justiça social. Na ocasião, o líder da bancada governista reafirmou o compromisso com a agricultura, com o homem e a mulher do campo e parabenizou o deputado Iran Barbosa (PT) por promover a palestra sobre o tema.

“A Marcha das Margaridas é uma ação importante e legítima que reúne trabalhadoras rurais de todo o Brasil que desejam o direito de viver com dignidade no campo, lutam pelo reconhecimento social, valorização da agroecologia, acesso à saúde, segurança, educação, autonomia e respeito. Coloco o mandato sempre à serviço da agricultura, do homem e da mulher do campo”, afirmou Zezinho Sobral.

A primeira Marcha das Margaridas aconteceu em 2009 e, este ano, tem como tema “Margaridas na Luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência”. É considerada a maior mobilização de mulheres da América Latina e é organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e integra a agenda do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), dos movimentos feministas e de mulheres.

Em Sergipe, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETASE) vem desempenhando uma função importante no fortalecimento do homem e da mulher do campo e o protagonismo na contribuição do desenvolvimento do estado.

“Sergipe possui cerca de 220 mil trabalhadores diretamente ligados ao sistema agropecuário, do pequeno ao grande produtor, do agricultor familiar ao profissional da agroindústria. A mulher do campo desempenha um papel fundamental e precisa ser ainda mais valorizada. Ela trabalha diariamente, não existe feriado ou dia santo para que atuem diária e diuturnamente com maestria. Sabemos a importância da Marcha das Margaridas e a presença da mulher na construção do campo. O Brasil é um país agrícola”, pontuou o parlamentar.

Ainda na Tribuna, Zezinho Sobral disse que a parceria com o trabalhador e a trabalhadora rural vem de longa data. “Desde 2007, quando Marcelo Déda assumiu o Governo do Estado, tivemos a oportunidade de trabalhar com os setores ligados ao campo, dialogando com o trabalhador e a trabalhadora. Isso só ampliou a nossa consciência do quanto esses profissionais precisam de nossa atenção e de Políticas Públicas para fortalecer seus trabalhos. Em 2009, foi criado o programa Mão Amiga, que hoje atende mais de nove mil trabalhadores do corte da cana e da colheita da laranja. Este ano, já na Alese, acompanhamos a Fetase em algumas audiências com o governador Belivaldo Chagas, que prontamente atendeu às reivindicações, garantindo e assegurando os direitos conquistados nesses anos, diante de muito trabalho. Vamos dialogar e ampliar esses laços cada vez mais”, reforçou o deputado Zezinho Sobral.

Fonte: Ascom Parlamentar

Você pode querer ler também