O deputado federal Paulinho Freire (União) foi eleito prefeito de Natal (RN) neste domingo (27). Ele venceu nas urnas a deputada federal Natália Bonavides (PT) no segundo turno das eleições municipais 2024. Freire sucederá o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) no comando da capital potiguar a partir de 1º de janeiro de 2025.
Com 100% das urnas apuradas, o resultado das eleições em Natal indicou vitória de Freire, com 55,34% dos votos válidos (222.661 votos), conforme divulgação oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A candidata do PT fez 44,66% (179.714 votos). A abstenção na cidade foi de 26,07%.
Dias era o vice-prefeito de Freire na eleição de 2016, e assumiu a prefeitura em 2018, quando o então prefeito se lançou candidato ao governo do Rio Grande do Norte.
A eleição do parlamentar também representa uma vitória no embate entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que viu sua candidata ser derrotada.
Apesar de Paulinho Freire não ser do Partido Liberal, ele contou com o apoio da sigla na disputa, tendo o senador Rogério Marinho (PL) como principal cabo eleitoral.
Além de Natal, a sigla do ex-mandatário elegeu outros 18 prefeitos no Rio Grande do Norte. Por outro lado, o partido fez apenas dois vereadores na Câmara Municipal de Natal.
O resultado das eleições em Natal também representou uma derrota para a governadora Fátima Bezerra (PT), que poderá enfrentar dificuldades em eleger um sucessor petista em 2026. Apesar de governar o estado, o PT elegeu apenas sete das 164 prefeituras e três vereadores na capital.
Durante a campanha, Paulinho Freire prometeu ampliar os atendimentos da Atenção Primária à Saúde (APS) e implementar a telemedicina no município; instalar o programa Fila Zero no município potiguar; instituir sistema de incentivo para o cumprimento de programa de aperfeiçoamento profissional e fortalecer a rede de atendimento à mulher em situação de violência e risco de morte.
Ele também propôs a instalação de bases descentralizadas da Guarda Municipal em todas as regiões da cidade, modernizar os equipamentos da Guarda Civil e aumentar o efetivo da tropa. Para a área da educação, Freire prometeu quatro escolas em tempo integral para quatro regiões administrativas da cidade.
Na reta final, a capital teve uma das eleições municipais mais disputadas do país. Pesquisa Quaest divulgada na véspera da votação em segundo turno indicava Freire com 53% dos votos válidos, contra 47% de Bonavides.
Fonte: Gazeta do Povo