Aconteceu nesta terça-feira (20) no Plenário Pedro Barreto de Andrade da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a sessão especial em alusão ao Dia do Maçom. A celebração acontece no âmbito da Lei Estadual de nº 8.259/2017 de autoria do parlamentar Luciano Pimentel (PP).
O artigo 2º da Lei Estadual, aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe ressalta a realização, anualmente, no mês de agosto, da sessão especial, para comemoração do Dia do Maçom, solidarizando-se com os maçons de destaque do Estado de Sergipe.
“Celebrar o Dia do Maçom é uma forma de reconhecer o importante papel da maçonaria na sociedade e enaltecer o trabalho desenvolvido nas lojas maçonicas. Há sete anos comemoramos, em Sergipe, esta data que nos faz rememorar esta data de grande importância para história maçônica no Brasil. Temos como essência fazer feliz a sociedade. Desde o seu surgimento, elas atuam com compromisso da promoção do bem-estar social”, enfatizou o deputado Luciano Luciano.
Homenagem
Na oportunidade, foram entregues Medalhas de Honra ao Mérito ao Grão-Mestre da Loja Maçônica de Sergipe, José Genival de Andrade, e ao Mestre do Grande Oriente do Brasil em Sergipe, Fernando Augusto Abreu.
“Cada Loja Maçonica tem um trabalho próprio, mas também podemos desenvolver atividades de forma integrada. O nosso objetivo é a melhoria do ambiente em que a gente vive e de toda sociedade”, declarou Mestre do Grande Oriente do Brasil em Sergipe, Fernando Augusto Abreu.
Para o Grão-Mestre da Loja Maçônica do Brasil Sergipe, José Genival de Andrade a celebração do dia do Maçom é muito importante. “ Ficamos felizes pela comemoração do dia Dia Estadual que nos colocou no cenário de celebração. O objetivo da maçonaria é contribuir para o desenvolvimento humano e social de todos”, destacou.
O Grão-Mestre da Loja Maçônica do Brasil em Sergipe, Volney de Melo Dias, também destacou a importância da celebração. “É um momento em que podemos nos reunir para celebrar o Dia Estadual do Maçom, com mais um ano de muita luz”, disse.
Histórico
De acordo com a história maçônica, no dia 20 de Agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria “Comércio e Artes” e “União e Tranquilidade”, na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, Gonçalves Ledo, considerado o integrante de maior destaque na maçonaria brasileira, teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano.
Gonçalves Ledo, que era também um jornalista e político liberal, tinha influência na sociedade da época. A sua ideia foi aprovada por todos os irmãos naquela reunião e registrada na ata do Calendário Maçônico no vigésimo dia, do sexto mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822. A data, convertida para o calendário gregoriano (o que é usado na maioria dos países ocidentais), seria equivalente ao dia 20 de Agosto de 1822.
A data oficial foi registrada no artigo 179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando o dia 20 de Agosto o Dia do Maçom Brasileiro. Em Sergipe, existem cerca de dois mil maçons distribuídos em 34 lojas, sendo 13 do Grande Oriente de Sergipe e 21 da Grande Loja.
Fonte: Agência Alese