ARACAJU/SE, 25 de outubro de 2024 , 6:31:12

logoajn1

Dino é 10º indicado por Lula, ao longo de três mandatos presidenciais, a tomar posse no STF

 

O ex-ministro da Justiça Flávio Dino, de 55 anos, tomou posse nessa quinta-feira (22) como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e é a 10ª indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em três mandatos.

A cerimônia teve pouco mais de 20 minutos e foi realizada no plenário do Supremo, em Brasília. Estavam presentes Lula e autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Como é praxe, o novo ministro não discursou.

Dino assume o lugar de Rosa Weber, que se aposentou em 30 de setembro de 2023. A ministra aposentada também estava presente na cerimônia.

O presidente do STF, ministro Roberto Barroso, declarou ter “muita alegria” em conduzir o novo ministro ao cargo.

“Eu me limito a fazer uma brevíssima saudação. O ministro Flavio Dino é recebido por nós com imensa alegria. Um homem que nos serviu com imensas capacidades nos Três Poderes“, afirmou.

Ao assumir, Dino teve que proferir o termo de compromisso, que diz o seguinte: “Prometo bem e fielmente cumprir os deveres do cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal, em conformidade com a Constituição e as leis da República”.

Após o fim da solenidade, o ministro recebeu os cumprimentos dos convidados no Salão Branco no STF. Depois, Dino participou de uma missa na Catedral de Brasília. Ele dispensou a realização de uma festa para celebrar a ocasião.

Relembre os indicados por Lula ao STF

Além de Dino, Lula também indicou os ministros Cezar Peluso, Ayres Britto, Joaquim Barbosa, Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Menezes Direito, Dias Toffoli e, mais recentemente, Cristiano Zanin.

Dentre eles, incluindo Dino, quatro magistrados fazem parte da Corte atual, composta por 11 ministros. A soma desde o primeiro mandato de Lula representa quase um Supremo inteiro.

Fonte: Poder360

Você pode querer ler também