Atendendo a uma sugestão da senadora Maria do Carmo Alves (DEM) – acatada por todos os senadores sergipanos – o jornalista Diógenes Brayner, colunista do Correio de Sergipe e editor do Portal Faxaju, foi agraciado com o Prêmio Roberto Marinho de Mérito Jornalístico, em sessão solene ocorrida no final da manhã de ontem, no Senado da República, em Brasília.
“É uma homenagem à liberdade de expressão. É o reconhecimento a esses profissionais que, ao exercerem as suas funções, desempenham importante papel social”, afirmou a senadora.
Para a senadora, há algumas décadas Brayner oferece a sua contribuição ao povo sergipano, através dos seus escritos como colunista, fazendo um jornalismo sério, ético e comprometido com a verdade. “Graças a essa imprensa livre, a população tem acesso a fatos importantes, sobretudo, no que se refere às investigações e a devida condução dos entes públicos”.
Para Maria, as ações dos comunicadores, verdadeiramente comprometidos com o bem-estar social e coletivo, democratiza a informação e dá amplitude aos anseios da sociedade que não tem outra alternativa, senão a imprensa. “Quero parabenizar a Brayner e em nome dele homenagear a todos os comunicadores do meu Estado que fazem um trabalho diferenciado e dão importante contribuição”, afirmou a senadora.
Eduardo Amorim
“O Prêmio Roberto Marinho é um reconhecimento do Senado Federal à contribuição do jornalismo brasileiro ao processo democrático. Com a iniciativa, em primeira edição, a Casa reafirma o seu compromisso inarredável com a liberdade de opinião e expressão”, descreveu Eduardo Amorim.
Ao entregar o prêmio ao jornalista Diógenes Brayner, o senador afirmou que ele é um daqueles jornalistas brasileiros que pode ser classificados como especialista regional em sua profissão. “Carrega sobre os ombros mais de 40 anos de jornalismo. Atualmente é diretor do site FaxAju On line e colunista político do Jornal Correio de Sergipe”, informou.
André Moura
“É uma extrema honra termos um sergipano indicado ao prêmio. Brayner é um dos mais experientes no Estado e a honraria foi mais que merecida", opinou o deputado federal André Moura (PSC), que também prestigiou a solenidade.