ARACAJU/SE, 1 de novembro de 2024 , 19:37:00

logoajn1

Edvaldo autoriza reforma da Orlinha do bairro Industrial

Um dos principais pontos turísticos de Aracaju, a Orla do bairro Industrial, será completamente recuperado. O prefeito Edvaldo Nogueira autorizou, na manhã desta quarta-feira, 16, o início da obra para revitalização de toda a área, que se deteriorou nos últimos anos pela falta de manutenção na administração passada. Mais um compromisso de Edvaldo com os aracajuanos que se cumpre, o projeto inclui a reconstrução do piso, do parque infantil, do píer, de quiosques, entre outros equipamentos. Serão investidos quase R$2 milhões, provenientes do Programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

“É uma sensação maravilhosa poder assinar essa ordem de serviço porque, além de ser uma das áreas mais bonitas da cidade, foi aqui que começou o desenvolvimento do nosso estado, com a instalação das fábricas no começo do século 19. Infelizmente, a Orlinha se deteriorou nos quatro anos da gestão anterior, mas nos comprometemos, fomos em busca de recursos e hoje autorizamos as obras de recuperação. Por isso é um dia de bastante significado para mim, porque vamos recuperar toda a área devolvendo a este lugar a beleza que sempre teve”, afirmou o prefeito.

Durante seu discurso, Edvaldo lembrou que a última recuperação completa pela qual a Orlinha do bairro Industrial passou foi em 2003, com Marcelo Déda como prefeito e ele vice. Para tanto, o gestor enfatizou que, enquanto esteve à frente da Prefeitura, em outros mandatos, sempre manteve o espaço bem cuidado. “O que infelizmente não aconteceu nos quatro anos da gestão que nos antecedeu. Quando eu e Marcelo Déda realizamos essa obra em 2003, abrimos as portas para novos pontos turísticos em Aracaju. Deixamos esse lugar uma maravilha e as pessoas lembram bem disso. Era um dos locais mais visitados em Aracaju e por isso  sempre cuidei, nas minhas gestões anteriores, com todo o carinho. Passei quatro anos fora da Prefeitura e não me conformava com o abandono sofrido por este local. Então me dediquei a buscar recursos para recuperá-lo e agora vamos fazer uma obra que trará de volta a autoestima a essa região”, enfatizou.

Edvaldo destacou ainda que a revitalização da Orlinha, somada à recuperação da avenida Ivo do Prado e a construção do novo terminal do Mercado, prevista dentro do Plano de Mobilidade Urbana, “dão início a uma nova história para o Centro da cidade”. “Essa é uma área histórica da nossa capital e que precisa ser preservada. Agora, com a inauguração de um shopping center, ela passa a atrair mais pessoas  e nós precisamos contribuir porque essa movimentação gera emprego e renda. Sabemos a importância que o turismo tem, então todo o trabalho que estamos fazendo nesta região influenciará de maneira positiva. Estamos buscando o título que tivemos por muito tempo, o da capital da qualidade de vida, e todas as ações feitas, desde que voltamos à Prefeitura, nos ajuda nesse sentido”, ratificou.

Coração a mil

Para quem  vivencia diariamente a necessidade de recuperação da área, a notícia de que a Orlinha do bairro Industrial será completamente reestruturada representa muito mais que um sonho. A artesã Denise Moreira, é um exemplo. Responsável por um box dentro do Centro de Artesanato Chica Chaves, ela afirma que, só de pensar na obra, “o coração fica a mil”. “Tenho meu espaço aqui e sei o quanto essa obra fará a diferença, não só para mim, mas para os moradores e todos aqueles que amam essa Orlinha. Hoje, quem vem aqui, lamenta muito pelas más condições. Essa obra vai mudar por completo a área e a nossa vida. É uma emoção sem tamanho saber que tudo isso aqui vai ser recuperado”, comemorou.

Assim como Denise, a técnica de Enfermagem  Vera Lúcia Tavares, que nasceu no bairro Industrial, expressou sua emoção pelo início da obra. “Sempre acreditei que o prefeito Edvaldo Nogueira fosse cumprir com essa promessa. Essa Orlinha era maravilhosa, a gente tomava banho, pescava e hoje não podemos fazer nada disso. Mas tenho certeza de que com a obra, vamos voltar a desfrutar desse espaço. Não vamos precisar ir para outra Orla. Teremos a nossa, novinha”, vislumbrou.

Cartão Postal

A Orla do bairro Industrial, zona Norte, é um dos principais pontos turísticos da capital sergipana. Apesar de ter uma das mais belas vistas da cidade, o espaço acabou se tornando pouco frequentado por causa da falta de infraestrutura, ocasionada pela ausência de manutenção durante a gestão passada. Com a obra de recuperação iniciada pela Prefeitura, a área caminha para voltar a ser um forte pólo de atração, fortalecendo ainda mais o turismo de Aracaju.

Já nesta atual gestão, o prefeito Edvaldo Nogueira, revitalizou o Centro de Artesanato Chicas Chaves, localizado na Orlinha do bairro Industrial. Mantido pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), desde que foi completamente reestruturado, o espaço voltou a entrar para o roteiro turístico da capital, sendo visitado por turistas que buscam o autêntico artesanato sergipano. A expectativa é que, com a recuperação da Orlinha, o local passe a receber um número ainda maior de visitantes.

Infraestrutura completa

O projeto para recuperação da Orlinha do bairro Industrial inclui a infraestrutura completa da área, que compreende do canal até a ponte Construtor João Alves. Além de urbanizar a praça, todo o piso será refeito com concreto usinado e com a aplicação de figuras decorativas. O parque infantil também será recuperado, assim como o guarda-corpo e o muro de contenção. Estão inclusos, ainda: a reconstrução dos quiosques (de apoio à arte, de comercialização de artesanato,  de apoio à praça e a terceira idade, e de informações turísticas); a recuperação da passarela; do apoio ao Catamarã; a reestruturação do módulo policial; a revitalização dos banheiros; e a recuperação da quadra.  O prazo previsto para execução da obra é de 240 dias.

“Essa é uma obra necessária porque a Orlinha do bairro Industrial já foi um dos cartões postais de Aracaju e com o abandono sofrido não estava sendo frequentada como antes, o que lamentávamos muito. Com a recuperação, o prefeito Edvaldo Nogueira resgata o lugar que é muito bonito e pode potencializar o turismo. Vamos revitalizar a área por completo e um dos pontos é a substituição da pedra portuguesa por piso de concreto  que, além de facilitar a mobilidade e permitir mais acessibilidade ao local, é mais fácil de ser mantido”, explicou o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sério Ferrari.

Fonte: PMA

Você pode querer ler também